Fisioterapia na coluna: entenda como funciona

Os problemas na coluna são mais comuns do que se imagina. Aliás, grande parte da população sofrerá de lombalgia pelo menos uma vez na vida, independentemente da causa.

A coluna vertebral é o eixo do corpo e sua função é manter o equilíbrio e um alto grau de flexibilidade. Por isso, é fundamental estarmos sempre atentos para manter a saúde das costas.

Neste sentido, a fisioterapia na coluna é uma solução muito benéfica neste processo, prevenindo ou tratando problemas no eixo vertebral. Hoje, vamos falar sobre o assunto, confira!

Para que serve a fisioterapia na coluna

O tratamento de fisioterapia na coluna consiste em utilizar exercícios para desenvolver, manter e restaurar o máximo do movimento e da capacidade funcional do corpo, trabalhando as articulações e os músculos.

Para quem sofre de qualquer tipo de dor nas costas, a opção é fundamental para ajudar a recuperar a mobilidade e reduzir as chances de se machucar novamente.

Geralmente, o tratamento é feito em conjunto com outros métodos, como medicamentos, terapias, cirurgias, entre outros.

Por meio da fisioterapia, é possível aplicar várias técnicas com o objetivo de amenizar dores nas costas causadas pelas mais diversas patologias. Alguns exemplos:

• Dor ciática: trata-se da dor que irradia das costas para as pernas, de forma unilateral. Sua causa geralmente é devida às compressões das raízes nervosas;
  • Dor lombar: trata-se do sintoma que ocorre na região lombar; pode estar associado à patologias tais como a lombalgia;
  • Doença degenerativa: problemas relacionados ao envelhecimento e ao desgaste dos discos intervertebrais; má postura, ou movimentos repetitivos e errados que causam a degeneração dos discos;
  • Estenose espinhal: a dor é causada pela mudança natural que ocorre no canal vertebral. Neste caso, o espaço de acomodação dos nervos que se ramificam é insuficiente, causando a compressão dos mesmos;
  • Cervicalgia: o problema ocorre de forma súbita e está relacionado aos movimentos bruscos, longa permanência em uma mesma posição ou algum trauma;
  • Osteófitos: patologia causada pelo excesso de osso saudável nas vértebras;
  • Hérnia de disco: é decorrente do desgaste do tempo e do uso repetitivo; os discos da coluna vertebral saem da posição normal e geram pressão nas raízes nervosas;
  • Osteoartrose: é causada pelas anormalidades degenerativas das articulações sinoviais da coluna.

Opções de tratamento de fisioterapia na coluna

O tratamento de fisioterapia na coluna pode ser feito de inúmeras formas e estratégias que você irá descobrir a seguir.

Vale lembrar que para decidir a melhor forma de tratamento é muito importante que uma avaliação médica seja feita corretamente para indicação da opção. Isso porque a coluna está próxima de estruturas-chaves da medula espinhal e das raízes nervosas e necessita que o local seja verificado com cautela para indicar a estratégia de tratamento.

Vejamos:

1. Aparelhos

A fisioterapia na coluna pode ser realizada com a utilização de diversos aparelhos como por exemplo, ondas curtas, estimulação elétrica transcutânea e laser, ultrassom.

Além disso, existem outros equipamentos que podem ser indicados pelo profissional. O objetivo de utilizar tal método de tratamento é combater a inflamação e aliviar os sintomas e dor causados por problemas na coluna.

2. Alongamento

Os exercícios de alongamento são indicados para muitos outros tipos de patologia, e não apenas às associadas a problemas nas costas.

Esse tipo de fisioterapia na coluna tem como objetivo alongar e fortalecer a estrutura óssea e as articulações. No entanto, o profissional terá que respeitar o limite da dor de cada paciente, progredindo com cautela conforme o sintoma for reduzindo.

3. Exercícios

Outro tipo de tratamento de fisioterapia na coluna são os exercícios indicados para fortalecer a musculatura das costas e região lombar. O objetivo da estratégia é prevenir e tratar as dores associadas a problemas na coluna. A utilização de estabilidade estática em cadeia cinética fechada pode ser feita em exercícios com o paciente sentado ou deitado.

Exercícios de estabilidade rotatória em cadeia cinética aberta com bolas de diversos tamanhos, de mobilidade e de coordenação motora são ótimas opções para ajudar no fortalecimento dos glúteos e coxas, na rotação da coluna e em todo o funcionamento muscular.

4. Cinesioterapia

A cinesioterapia é um conjunto de exercícios de fisioterapia na coluna que ajudam a fortalecer e alongar os músculos da região. No entanto, para iniciar o procedimento, é importante que a dor e a inflamação estejam reduzidas.

Durante o tratamento inicial, o profissional realiza exercícios mais leves, sem movimentar muito as articulações e com mais foco em alimentos. Com o passar do tempo e a adaptação, o paciente pode começar a utilizar fitas elásticas, halteres ou bolas para realizar os exercícios.

5. Terapia miofascial

A terapia miofascial é uma método de fisioterapia na coluna que tem o objetivo de tratar dores que afetam as fáscias musculares. O tratamento é decisivo em muitos casos de dores lombares, principalmente em casos que o diagnóstico é difícil de ser feito. Isso porque as restrições fasciais não aparecem em exames de ressonância magnética ou raio-x.

A fisioterapia na coluna baseada na liberação miofascial é muito significativa e age diretamente sobre ela através da pressão que o fisioterapeuta exerce sobre o corpo do paciente. Isso faz com que os movimentos sejam ampliados, devolvendo também a flexibilidade de toda a coluna e fáscia, e, consequente, aliviando a dor.

6. Crioterapia

A crioterapia é um tratamento que utiliza gelo ou compressas geladas com uma temperatura entre 0° e 18°C. A técnica é utilizada para reduzir os impulsos dolorosos que são levados ao sistema nervoso central, diminuindo a dor.

Ademais, este tipo de fisioterapia na coluna  tem como objetivo tratar as inflamações, diminuindo o inchaço e a vermelhidão, promovendo também a vasoconstrição.

7. Termoterapia

00

Ao contrário da crioterapia, a termoterapia trabalha com o calor como recurso de tratamento. Este tipo de fisioterapia na coluna pode ser utilizada de forma superficial, agindo somente nas estruturas e com profundidade inferior a 2 cm.

Também pode trabalhar de forma profunda, com mais de 2 cm da superfície do corpo, penetrando nas estruturas mais profundas. Sua função é aumentar o metabolismo local e a circulação sanguínea, diminuindo a dor e o espasmo muscular.

Conclusão

A fisioterapia na coluna é uma estratégia de tratamento muito eficaz para tratar e até mesmo prevenir doenças na coluna, interferindo diretamente na saúde das costas e no bem estar do paciente. Além disso, a técnica não é nada invasiva e, a depender do caso, os resultados podem ser percebidos rapidamente.

Seus benefícios são inúmeros, ainda que dependam muito da disciplina e do empenho do paciente durante a execução da prática para obter os melhores resultados. Em algumas situações, o paciente também pode fazer exercícios em casa, com a orientação e recomendação do profissional de fisioterapia.

Gostou das dicas? Você sofre de dores nas costas? O que acha de conferir outro artigo nosso em que falamos das Pontada nas costas: o que pode estar causando isso em você?.