pontada nas costas

Pontada nas costas: o que pode estar causando isso em você?

Existem muitos fatores que podem causar pontada nas costas que podem estar relacionados a pedra nos rins, inflamação do nervo ciático, distensão muscular entre muitos outros. O que vai diferenciar é a intensidade, e a região em que ela ocorre.

É muito importante cuidar da saúde da coluna, pois, na medida em que a pessoa envelhece, os riscos de sofrer alguma doença degenerativa é cada vez maior. Por isso, ter hábitos saudáveis contribuem para enfrentar esse processo.

A pontada nas costas pode ser um sintoma cujas causas são as mais variadas, até mesmo uma gripe e resfriado. Por isso, hoje vamos explicar algumas patologias que podem estar causando a pontada nas costas e como você pode identificar o problema. Fique conosco e confira!

Principais causas da pontada nas costas

Em muitos casos, a pontada nas costas está relacionada a algum problema de origem muscular. No entanto, muitas são as causas que podem estar relacionadas ao problema. Veja só:

Lesão muscular

O problema pode ocorrer após a prática de atividade física, rotina profissional, como o caso de costureiras, dentistas, jardineiros, que precisam ficar curvados durante a execução do serviço.

Esse tipo de dor nas costas é normalmente em forma de peso e pode ser bastante desconfortável. Compressas mornas na região ajudam a aliviar a dor, pelo menos 2 ou 3 vezes ao dia. Além disso, é recomendado evitar fazer grandes esforços para ajudar a aliviar a dor da pontada nas costas mais rapidamente.

Doenças respiratórias

Doenças respiratórias podem causar a pontada nas costas também. Isso porque o problema está relacionado aos pulmões ou à pleura, fina camada que reveste os pulmões.

A dor pode ser sentida com maior intensidade ao respirar, já que nesse processo há mobilização de todos os músculos do abdômen e das costas. Neste caso, para aliviar a pontada nas costas, é recomendado que um médico pneumologista seja consultado para verificar a gravidade do problema e indicar o melhor tratamento.

Má postura

A má postura também é uma das causas da pontada nas costas. Neste caso, a dor pode ser sentida em várias regiões da coluna, principalmente quando se passa muito tempo sentado de maneira inadequada. A patologia é causada devido ao enfraquecimento dos músculos dorsais, alterando a coluna vertebral.

O problema também pode levar ao comprometimento do sistema nervoso periférico, causando formigamento e dormência nos braços ou nas pernas.

Para evitar ou amenizar o problema, o mais indicado é tentar melhorar a postura sempre, principalmente durante o expediente, horário em que mais nos descuidamos com esse tipo de cuidado. Pausas de 5 a 10 minutos a cada hora de trabalho, com alongamentos da coluna, podem ajudar a aliviar esses sintomas.

Osteoartrite

Quem tem osteoartrite também pode sofrer muito com pontada nas costas. O sintoma é bem marcante nessa patologia que consiste no desgaste da cartilagem que reveste as articulações entre os ossos.

Além disso, pode haver formigamento ou dormência no pescoço, braços ou pernas, dependendo de onde é o problema.

Também conhecido como artrose na coluna, a patologia também causa dificuldade para movimentar as costas. As causas podem ser genéticas, idade ou por realizar movimentos errados na coluna.

O diagnóstico deve ser feito por um ortopedista que irá indicar mudanças de hábito de vida, medicações especificas para cada caso, sessões de fisioterapia ou até mesmo uma cirurgia.

Por isso, é muito importante procurar o profissional o quanto antes para entender qual o quadro clínico e o tratamento mais adequado em cada fase do problema.

Infecção urinária

A infecção urinária é causada por bactérias no intestino que chegam até o trato urinário e um dos principais sintomas é a pontada nas costas que pode ser confundida com outras patologias.

Além disso, outros sintomas como dor ou queimação ao urinar, sensação de peso na bexiga, vontade frequente de urinar, febre e urina escura e cheiro forte podem ser outros indícios de infecção urinária.

Apesar da dor constante nas costas, passa bem longe de uma lesão na coluna. O diagnóstico pode ser feito baseado nos sintomas e comprovado com exames de urina.

O tratamento pode ser feito com antibióticos por um período de 7 à 10 dias. A ingestão de bastante água também é importante para eliminar a bactéria mais rapidamente pela urina.

Problemas no coração

Aperto no peito associado a dores na coluna pode ser um grave risco de problemas cardíacos, como infarto, por exemplo.

Assim, quando a pontada nas costas aparecer, é necessário procurar um médico para verificar a causa. Sintomas como dor no peito que piora ao movimento, enjoo e sensação de mal estar também estão associados ao infarto.

Fraturas na coluna

Quanto mais velhos nós ficamos, mais frágeis os ossos também ficam. E isso é um importante fator de risco para surgirem fraturas nas vértebras da coluna, apenas com leves pancadas, quedas ou mesmo sem qualquer acidente.

A pontada nas costas costuma ser bem intensa e pode causar formigamento também nos braços, pernas ou mãos. Esse tipo de fratura, caso não seja tratado, pode provocar sequelas graves, como deformidades definitivas da coluna e dor crônica.

Por isso, o recomendado é procurar o médico ao aparecer o sintoma.

Problemas no estômago

O estômago pode ser afetado por diversas patologias como refluxo e úlcera, irradiando a dor para o meio das costas. Os sintomas também são queimação na garganta, vômito e dificuldade para fazer a digestão.

Alimentação mais saudável, rica em fibras e com menos gorduras e carboidratos ajuda a aliviar os sintomas. Evitar deitar-se logo após grandes refeições e diminuir ingestão de líquidos juntos à refeição também contribui. Nos casos em que o desconforto persiste, o mais aconselhável é procurar um médico gastroenterologista.

O que fazer para prevenir a pontada nas costas

Em grande parte dos casos de pontada nas costas, o problema não é grave. Porém, é fundamental procurar um médico, uma vez que o sintoma pode estar associado a outro tipo de patologia.

Em qualquer caso, a melhor opção é cultivar hábitos saudáveis para prevenir qualquer problema de coluna. Cuidado com a má postura, ter atenção na prática de exercícios físicos, cuidado ao carregar peso, entre outros.

Também existem algumas indicações para ajudar a aliviar as dores, como por exemplo, exercícios de relaxamento, tomar um banho quente, praticar alongamento, dormir bem e em posição confortável e fazer atividades físicas. Essas dicas são válidas em caso de patologias mais comuns e que não sejam graves. Em casos de dor intensa e associada a outros sintomas, somente o profissional de saúde poderá indicar a melhor solução.

Gostou do artigo? Confira mais conteúdos como este acessando o blog.