A hérnia de disco é um problema muito conhecido entre a população. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem com o problema, que vem se manifestando cada vez mais cedo.
Aliás, devido a tantos casos, o termo “hérnia de disco” é bem popular. Afinal, todo mundo já teve um amigo ou familiar que já sofreu com a patologia, ou até mesmo já ouviu falar sobre o assunto, seja através de notícias na televisão, em sites médicos, ou em qualquer outro lugar. No entanto, nem todo mundo sabe exatamente do que se trata.
Por isso, neste artigo iremos falar tudo sobre a hérnia de disco e principalmente, porque você deve ficar atento aos sintomas e procurar um tratamento.
O que é Hérnia de Disco?
Hérnia é o termo médico que descreve todo órgão ou tecido que se desloca para outra região a partir do seu lugar de origem. Já o disco refere-se ao disco intervertebral, localizado na coluna.
Para que você entenda melhor a doença, é fundamental saber sobre como funciona a estrutura da coluna. A coluna vertebral é formada por articulações compostas por vértebras que possuem um canal em seu interior, por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Estas vértebras podem ser lombares, cervicais e torácicas.
Entre eles encontram-se os discos intervertebrais, estruturas em formato de anel composto por cartilagem, ou seja, uma camada externa firme (ânulo fibroso), envolvendo um centro gelatinoso (núcleo pulposo). Sua função é absorver choques amortecendo o atrito entre as vértebras.
Com o desgaste do tempo e claro, seu uso repetitivo, os discos saem da posição normal, gerando a pressão nas raízes nervosas, ocorrendo assim a hérnia de disco ou a discopatia, como também é conhecido o problema.
Principais causas e sintomas
A hérnia de disco é um problema capaz de causar diversos obstáculos para o paciente. Se não tratada, a compressão poderá causar incontinência urinária e até mesmo perda de força nas pernas, comprometendo a mobilidade, devido às dores causadas pela doença. Isso, gera consequentemente a perda da qualidade de vida.
Os sintomas da hérnia de disco a serem percebidos pelo paciente podem diferir dependendo da região:
- Hérnia de disco lombar:
- Dor ciática, que irradia pela face lateral ou posterior da perna;
- Dores nas costas;
- Formigamento;
- Fraqueza muscular;
- Alterações na sensibilidade;
- Dor lombar.
- Hérnia de disco cervical:
- Espasmos e dor nos músculos do pescoço, ombro e braço;
- Ardência, pontada ou queimação no local;
- Dores de cabeça;
- Fraqueza muscular;
- Alterações da sensibilidade;
- Formigamento.
- Hérnia de disco torácica:
- Dor na coluna e costela;
- Fraqueza nas pernas;
- Dificuldade para segurar a urina;
- Dor e fisgadas em movimentos com o tórax ou durante a respiração;
- Alteração da sensibilidade na região do tórax.
Existem muitos fatores que causam a hérnia de disco. Entre eles, o sedentarismo e o desgaste causado pelo envelhecimento, chamado também de degeneração do disco. Confira a seguir mais algumas causas da doença.
Postura inadequada
Sedentarismo
O sedentarismo pode causar diversos problemas de saúde, inclusive a hérnia de disco é um deles. Os discos precisam estar em movimento para se manter firmes e lubrificados e não se deslocarem.
No entanto, com a falta de atividades físicas, a musculatura que estabiliza a coluna fica mais relaxada e enfraquecida. Dessa forma, as pressões sobre a coluna aumentam, provocando o surgimento de problemas como a hérnia de disco.
Obesidade
Ao lado do sedentarismo, a obesidade também é considerada fator de predisposição para a hérnia de disco. Afinal, o disco intervertebral tem a função de absorver o impacto nas vértebras e a sobrecarga de peso influencia diretamente no problema.
Hereditariedade
Se algum membro da família já sofreu com a hérnia de disco, as chances são bem maiores. Isso porque o fator genético pode trazer um forte risco para a doença. Ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos são cuidados que ajudam a prevenir a patologia, neste caso.
Tratamentos para hérnia de disco
Alguns tratamentos são bastante eficientes para ajudar nos sintomas de hérnia de disco. No entanto, somente o médico especialista poderá diagnosticar e indicar a melhor forma para cuidar do problema. As opções variam de pessoa para pessoa e de acordo com o tipo de hérnia.
- Medicamentos: em algumas situações menos graves o médico pode indicar apenas o tratamento com medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e remédios para dor neuropática;
- Fisioterapia: a fisioterapia também pode ser uma alternativa para diminuir as dores causadas pela hérnia de disco. A técnica também pode ser utilizada para estabilizar a coluna, com o condicionamento e fortalecimento dos músculos;
- Terapias alternativas: para aliviar a dor ou diminuir o uso de medicamentos, o médico poderá indicar também opções como acupuntura, Pilates, massagens, entre outros;
- Cirurgia: entre os tratamentos mais eficazes para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a hérnia de disco está a cirurgia minimamente invasiva. Quando todas as alternativas não ajudaram a solucionar a dor, o procedimento poderá ser indicado pelo médico especialista.
O que fazer ao perceber os sintomas?
Se você tem algum dos sintomas que citamos nesse artigo, relacionados a hérnia de disco, um médico ortopedista deverá ser consultado para fazer o diagnóstico.
O Doutor Vagner de Paiva é cirurgião ortopedista, especializado em tratamentos e cirurgia da coluna vertebral, qualificado e com experiência para realizar o procedimento de forma segura e eficaz. Entre em contato e agende uma consulta.