fbpx

Sente dor crônica da hérnia de disco? Conheça uma solução!

A dor lombar é muito comum e pode ter diversas causas. A principal delas é a dor crônica da hérnia de disco. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem com o problema, que vem se manifestando cada vez mais cedo. 

A dor crônica da hérnia de disco é incômoda e causa desconforto ao paciente. No dia a dia, ela atrapalha a rotina e pode, até mesmo, limitar os movimentos. Fazer coisas simples, como amarrar os sapatos, ir ao banheiro ou até mesmo cuidar de casa, passam a ser cada vez mais difíceis, influenciando diretamente na qualidade de vida da pessoa.

Ela é caracterizada por uma dor que persiste por mais de 90 dias, uma condição que acaba trazendo sofrimento físico e psicológico ao indivíduo. Em alguns casos, com tratamentos simples, é possível reduzir os sintomas. 

De acordo com os especialistas, 95% dos casos de dores na hérnia de disco podem ser resolvidos com repouso, medicamentos e fisioterapia, e os 5% das pessoas restantes submetem-se à cirurgia ou se tornam doentes crônicos.

No entanto, dependendo da gravidade e da progressão da doença, é necessário tratar por meio de cirurgias minimamente invasivas, como a discectomia percutânea, que oferecem o mínimo de agressão ao organismo.

O que é Discectomia Percutânea

A Discectomia Percutânea é uma cirurgia minimamente invasiva, muito indicada para doenças degenerativas, como a dor crônica da hérnia de disco. O objetivo é remover todo ou parte de um disco intervertebral danificado, aliviando a pressão sob o nervo espinhal. 

Este tipo de tratamento é minimamente agressivo e proporciona uma recuperação bem mais rápida ao paciente. Tudo isso graças a recursos tecnológicos avançados!

Como funciona a técnica para tratar a dor crônica da hérnia de disco

O procedimento é feito com anestesia local. Com uma incisão de aproximadamente 2 centímetros, o cirurgião acessa a coluna lombar com uma cânula e remove o disco ou material ósseo que está pressionando os nervos e causando a dor. A técnica é feita com energia eletrotérmica, que leva ao aquecimento das fibras de colágeno e causam uma contração na região, destruindo fibras nervosas. Todo o procedimento é feito guiado pela imagem do raio X transmitida. 

Por dentro da cânula é inserida uma sonda, com uma romba com abertura lateral na ponta. Alguns ciclos de vácuos são criados pelo aparelho, durando frações de segundos. Neste processo, em que o sistema é fechado e o aparelho ligado, os pedaços de discos são cortados e aspirados. 

Em seguida, um fluxo de líquido (soro fisiológico) que irriga o sistema de forma contínua move os pedaços do núcleo discal no sentido da ponta para o coletor que fica no aparelho.

O procedimento pode ser realizado em qualquer nível da coluna: na lombar, cervical e dorsal. Pode ser optado por anestesia local e sedação, ou pela anestesia geral com intubação orotraqueal. A cirurgia leva em torno de 45 a 60 minutos de duração. 

Benefícios da Discectomia Percutânea

Esse procedimento oferece inúmeros benefícios para pacientes que desejam tratar a dor crônica da hérnia de disco. Ele também é indicado para tratar doença degenerativa do disco e protrusão discal sintomática e ciática. Entre as principais vantagens podemos citar:

  • Rápida recuperação pós-cirúrgica;
  • Sem perda sanguínea; 
  • Pode ser realizada sob anestesia local;
  • Dor pós-operatória praticamente inexistente;
  • Baixo risco de infecção;
  • Cicatrização rápida;
  • Evita possíveis complicações geradas pela anestesia geral;
  • Maior mobilidade pós-operatória;
  • Cicatrizes minimizadas;
  • Diminui o tempo de hospitalização do paciente.

O paciente pode retornar rapidamente às atividades normais diárias. Além disso, devido às manobras mais delicadas, o menor tempo de permanência hospitalar do paciente e a reduzida exposição dos tecidos, o índice de infecção é praticamente nulo. Sem contar que a mobilização precoce faz com que o retorno do funcionamento intestinal volte ao normal com mais facilidade. 

A técnica de discectomia percutânea para tratar a dor crônica da hérnia de disco é menos invasiva e pode ser utilizada como alternativa segura às cirurgias tradicionais. Inclusive, vale lembrar que cirurgias minimamente invasivas possuem taxa de complicação abaixo de 1%. A taxa de sucesso para esse tipo de procedimento é superior a 90%.

Conclusão

Se você possui dor crônica da hérnia de disco, pode começar a considerar a discectomia percutânea como a melhor saída!

Apesar de os resultados serem individuais e variarem de paciente para paciente, o procedimento é altamente satisfatório e oferece praticamente risco zero de complicações. No entanto, é muito importante que seja realizado por um profissional experiente e altamente capacitado. 

Somente o médico poderá fazer o diagnóstico correto e a indicação do tratamento mais adequado para cada caso. Durante a consulta, é fundamental que o paciente obtenha todas as informações acerca das indicações, advertências, precauções, eventos adversos, resultados clínicos e outras informações médicas importantes que dizem respeito ao tratamento da dor crônica da hérnia de disco.

O Centro Especializado da Coluna presta atendimento de excelência na área e conta com uma equipe altamente especializada. Todos com formação na área de Cirurgia da Coluna Vertebral, bem como experiência profissional nacional e internacional.

O Doutor Vagner de Paiva é médico-cirurgião ortopedista, especializado em tratamentos e cirurgia da coluna vertebral, qualificado e com experiência para realizar cirurgia endoscópica de coluna de forma segura e eficaz.

Para saber mais sobre o assunto acesse o nosso site e agende a sua avaliação através do nosso contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *