Muita gente sofre de dor nas costas e, na maioria das vezes o sintoma está associado à má postura. Dor lombar, fadiga e até mesmo lesões na coluna são causadas pela posição inadequada do corpo.
Aliás, isso é um problema que compromete diretamente o funcionamento do organismo, e, por isso, melhorar a postura é uma ótima saída para prevenir e até acabar com as dores nas costas. Quer saber como? Continue neste artigo e fique por dentro de tudo.
Problemas causados pela má postura
A postura é definida como a relação harmoniosa entre os músculos, articulações e ossos. Essa estrutura de sustentação tem como função estabilizar o corpo humano e protegê-lo dos estímulos e impactos do dia a dia. Ou seja, a má postura é um hábito que pode trazer muitos problemas para a coluna, tanto a curto quanto a longo prazo.
De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Ciências Médicas de Matanzas, em Cuba, a posição inadequada do corpo pode prejudicar a saúde e a qualidade de vida do indivíduo. Por isso, melhorar a postura é fundamental para prevenir problemas de coluna. E as consequências não são apenas estéticas. A postura errada também pode trazer problemas para diferentes partes do corpo. Veja algum deles.
Dor de cabeça
O que muita gente não sabe é que a dor de cabeça pode estar associada à má postura. Ao inclinar-se para baixo, uma tensão extra nos músculos é colocada para evitar que a cabeça caia para frente. Com isso os músculos sobrecarregam gerando dores nas costas e de cabeça.
Problemas de sono
O sono pode ser diretamente impactado pela má postura. Isso porque o sistema muscular precisa estar alinhado da maneira correta para garantir o relaxamento na hora de dormir. E quando isso não ocorre, você não consegue dormir tranquilamente.
Dores nos pés
O desalinhamento da coluna causado pela má postura também pode afetar os pés, devido ao desequilíbrio do peso do corpo, colocado sobre os membros de forma inadequada.
Fadiga
Quando você não pratica hábitos para melhorar a postura, o corpo precisa trabalhar mais para manter-se em pé. Com isso, você fica muito mais cansado do que o normal, causando a fadiga. Ocorre um alto gasto energético dos músculos estabilizadores da coluna, gerando dores mesmo aos pequenos esforços, devido a condição local de queda de pH pelo metabolismo anaeróbico e consequente acúmulo de ácido láctico. A partir dessa condição, Dubousset descreveu o cone de economia energética, que prevê que a postura correta vai proteger a sua musculatura da coluna da fadiga crônica.
Cone de energia de Dubousset:
- a – posição ideal onde há menor gasto energético da musculatura da coluna e consequente menor dor
- b – quanto pior a postura, mais alongados os músculos da coluna e maior dor
Além destas, existem outros problemas ainda mais graves que podem ser ocasionados pela posição inadequada do corpo. Exemplo disso são: DORT (doença relacionada ao trabalho), hérnia de disco, escoliose, algia na coluna, lordose, saliência abdominal, encurtamento muscular, cifose e outros desvios na coluna.
Práticas que ajudam a melhorar a postura no dia a dia
O problema de má postura pode estar associado à estrutura corporal do indivíduo, com algum desvio na sua anatomia ou até mesmo, um ato voluntário ou hábito em que a pessoa pratica uma posição errada no dia a dia. Com algumas práticas é possível melhorar a postura e prevenir patologias de curto a longo prazo.
Praticar exercícios físicos
A prática de exercícios físicos é um dos principais hábitos que ajudam a melhorar a postura. Aliás, o sedentarismo é um dos principais problemas de quem sofre com a má postura e principalmente as dores na coluna.
No entanto, é preciso ter cuidado, pois a prática exagerada ou inadequada de exercícios também prejudica a postura correta. Correr muitos quilômetros sem o preparo adequado, exagerar na carga, malhar sem prestar atenção nos movimentos, entre muitos outros hábitos são tão ruins quanto o sedentarismo.
Sentar-se da maneira correta
Normalmente passamos muitas horas do dia sentados trabalhando e em uma posição incorreta. Sentar-se com a coluna ereta é uma das melhores formas de melhorar a postura e evitar dores nas costas ou outros problemas relacionados ao hábito.
Procure manter seus ombros alinhados e com os dois pés posicionados no chão enquanto estiver sentado. Evite também sentar-se com a perna cruzada, pois isso pode prejudicar na circulação sanguínea e facilitar a formação de varizes e inchaço no corpo. Aliás, fique sempre de olho na forma como você caminha, permanece em pé, sentado ou deitado. Policiar-se é a melhor maneira de melhorar a postura e garantir um corpo bem alinhado.
Adeque o ambiente de trabalho
Como passamos grande parte do tempo no trabalho, é fundamental que seu ambiente seja adequado para se manter tanto tempo na mesma posição. Aliás, ergonomia é a base para uma posição adequada do corpo. Por isso, ter uma cadeira confortável, uma mesa com altura correta e manter a tela do computador sempre à altura dos olhos são importantes para melhorar a postura.
Escolha o calçado corretamente
Você sabia que o tipo de calçado que utiliza pode estar influenciando em uma posição inadequada do corpo? Para ajudar a melhorar a postura, é necessário escolher com cuidado o que você irá usar nos pés. O sapato precisa ser adequado para o dia a dia ou para a o tipo de atividade que será desempenhada. Se você passa muito tempo do dia em pé, por exemplo, o ideal é optar por calçados mais confortáveis e de salto baixo.
No caso da prática de exercícios, como corrida ou caminhada, é indispensável contar com um calçado que tenha amortecimento.
Pratique terapias que ajudam a melhorar a postura
A prática de métodos e terapias que ajudam a melhorar a coluna também pode ser uma ótima aliada no processo de alinhamento do corpo. Conheça algumas delas:
- Pilates: o método tem como objetivo trabalhar a lombar, o quadril e o abdome, estrutura também conhecida como core. Isso ajuda a reduzir desvios posturais e dores nas costas.
- RPG (Reeducação Postural Global): o trabalho é realizado por um profissional de forma global, que utiliza as mãos para alongar os músculos e corrigir a posição das partes do corpo, organizando-o dos pés à cabeça.
- Quiropraxia: a prática ajuda a prevenir dores e desvios na coluna através de análise e manipulação articular, com o objetivo de devolver a funcionalidade do corpo.
Benefícios de melhorar a postura
As práticas que ajudam a melhorar a postura são muito importantes e benéficas não só para a coluna, como para o corpo inteiro. Além de melhorar a qualidade de vida, ajuda a prevenir problemas graves que podem surgir a longo prazo. Além disso, ajuda na oxigenação, faz o organismo funcionar melhor, evita problemas musculares, melhora a respiração e otimiza o corpo.
Sendo assim, não há motivos para não investir nas práticas, respeitar o funcionamento do organismo e evitar lesões ou problemas que atingem outras áreas da sua vida.
Gostou do artigo?
Que tal aproveitar e ler também: Pontada nas costas: o que pode estar causando isso em você?