Sentir dor nas costas de vez em quando é normal e todo mundo sente. Nesses casos, geralmente o sintoma é passageiro e pode ser tratado com mais facilidade.
No entanto, em algumas situações, a dor se torna repetitiva e precisa ser avaliada com mais atenção. Mas você sabe qual a diferença entre dor crônica nas costas da comum? Neste artigo vamos explicar o que diferencia uma da outra e o que pode ser feito para aliviar o sintoma. Confira!
O que é dor crônica nas costas?
Quem sofre com alguma dor sabe o quanto pode ser difícil trabalhar e fazer simples atividades do dia a dia, no entanto, quando é passageira é mais fácil de conviver e tratar o problema. Em casos como esse, chamamos de dor aguda.
Por outro lado, a dor crônica nas costas torna a rotina mais complicada e muitas vezes até prejudica a mobilidade da pessoa, influenciando diretamente na qualidade de vida da pessoa.
A dor crônica nas costas é caracterizada por uma dor que persiste por mais de 90 dias. Este tipo de sintoma traz sofrimento físico e psicológico ao indivíduo. Na maioria dos casos, não tem uma causa aparente, mas pode aumentar com o passar do tempo.
O que causa a dor crônica nas costas
As principais características de uma dor crônica são:
- Durar mais de três meses;
- Durar mais de um mês após a lesão ser resolvida;
- Ocorrer e desaparecer novamente por meses ou anos;
- Estar associada a uma doença crônica (como câncer, artrite, diabetes ou fibromialgia).
Nem sempre a dor crônica nas costas tem uma causa aparente. Assim, ela pode ser muito complexa de ser tratada e diagnosticada, além de necessitar da ajuda de especialistas.
A dor crônica pode estar associada a alguma questão emocional, ou lesões nos tecidos ou nervos do corpo. Existem também alguns casos como, por exemplo, a lombalgia crônica, que são devidos à presença de alguma fratura, tumor ou infecção da coluna.
Por isso, é ainda mais importante que um médico especialista seja consultado para dar o diagnóstico e seguir com o tratamento mais adequado.
O que fazer para aliviar a dor
A dor crônica nas costas precisa de um diagnóstico para que o tratamento e o alívio da dor sejam feitos. Estes geralmente envolvem muitos cuidados e o uso de medicamentos, que podem variar entre analgésicos e anti-inflamatórios.
Vejamos a seguir:
1. Uso de remédios
A dor crônica nas costas pode ser tratada com remédios indicados pelo médico especialista que fez o diagnóstico. No início, medicamentos mais fracos deverão ser indicados para verificar a eficácia. Caso contrário, a dose pode ser aumentada ou o medicamento alterado, de acordo com a necessidade.
Caso a origem da dor seja o sistema nervoso, os remédios que interferem nessa área, como antidepressivos tipo tricíclicos deverão ser indicados para o tratamento da dor crônica nas costas. Neste caso, os analgésicos e opióides não apresentam muito efeito.
2. Tratamentos alternativos e não invasivos
Outra forma que apresenta muita eficiência no tratamento da dor crônica são as terapias alternativas. Elas têm o objetivo de aliviar a tensão e os estímulos nervosos, que influenciam na dor.
Confira algumas terapias que são bastante recomendadas para dor crônica nas costas:
- Terapia cognitiva comportamental: a psicoterapia é uma alternativa ao tratamento de dores em geral, já que seu foco é tratar pacientes com depressão e ansiedade, uma das causas da dor crônica.
- Massagem: as massagens musculares são ótimas para tratar a dor crônica nas costas. Isso porque, geralmente, estes sintomas estão associados a contraturas e tensão na musculatura.
- Acupuntura e agulhamento: este tipo de tratamento para dor crônica nas costas é uma maneira comprovada de reduzir o sintoma do tipo miofascial, causada por contraturas, osteoartrite e outras dores musculares.
- Atividades físicas: as atividades físicas, praticadas com regularidade são ótimas alternativas de tratamento para muitas doenças, inclusive as dores crônicas.
- Relaxamento: as técnicas de relaxamento ajudam a diminuir as contrações e melhoram a auto-percepção do corpo e, consequentemente, a dor crônica nas costas.
- Fisioterapia: trabalhar a reabilitação dos movimentos ou até mesmo utilizar técnicas com calor é muito eficaz para melhorar diversos tipos de dor, sejam elas crônicas ou não.
Conforme o tratamento for melhorando os sintomas, o médico deverá ir reduzindo a medicação e até liberando terapias alternativas. No entanto, as terapias alternativas podem ser mantidas até mesmo como uma forma de garantir o bem estar do paciente e prevenir novas crises de dor crônica.
3. Procedimentos médicos
Como já citamos anteriormente, a dor crônica nas costas é uma forma complexa de ser diagnosticada e identificada. Justamente por conta dessa complexidade que o tratamento também pode ser difícil e os remédios e terapias alternativas podem ser ineficientes no processo de cura. Neste caso, um procedimento cirúrgico poderá ser a solução para resolver o problema.
Este tipo de tratamento pode ser feito com neurologistas, anestesistas e ortopedistas com o intuito de corrigir deformidades ósseas ou bloquear nervos que são responsáveis pela dor.
Algumas destas opções de cirurgias para dor crônica nas costas são:
Injeção local
Medicamentos aplicados por médicos habilitados podem ser feitos através de injeção no local, agindo diretamente nas terminações nervosas, como infiltrações por anestésicos e corticóides ou bloqueios neuromusculares com o botox. O objetivo é reduzir a sensação de dor, inflamação e espasmos musculares, com efeitos duradouros.
Radiofrequência
Com a utilização de um aparelho moderno gerador de radiofrequência, o procedimento, minimamente invasivo, pode ser indicado para causar lesões térmicas ou reações elétricas que interferem na transmissão dos estímulos dolorosos pelos nervos, causando melhor ou resolução da dor crônica na coluna.
Implante de eletrodo na medula espinhal
O implante de eletrodo na medula espinhal, também conhecido como neuroestimulador, é outra maneira de tratar a dor crônica nas costas. O método é capaz de oferecer estímulos capazes de bloquear a dor.
Cirurgia
As cirurgias com o objetivo de corrigir alterações estruturais e anatômicas da coluna vertebral são capazes de diminuir a sobrecarga nos nervos e aliviar a dor crônica nas costas. Com o procedimento, é possível, por exemplo, retirar a hérnia discal, corrigir o canal estreito por onde passam os nervos ou corrigir as alterações nas vértebras que causam o sintoma.
Não importa a origem da sua dor, é fundamental que um médico seja consultado para o caso de dores crônicas nas costas. Aliás, o diagnóstico é complexo e somente um especialista será capaz de determinar qual o melhor tratamento para resolver o problema de forma individual.
Quer saber mais sobre dores na coluna? Leia este artigo e aprenda quais são os 4 problemas de coluna mais comum entre os brasileiros.