Quem um dia não teve nenhum tipo de dor nas costas que jogue a primeira pedra. O sintoma é tão comum que cerca de 80% da população já teve ou terá dor na coluna uma vez na vida. Por isso, cuidar da saúde da coluna tem sido cada vez mais necessário.
A importância de manter a coluna saudável
Manter a saúde da coluna em dia é fundamental, afinal, ela é o maior complexo músculo-articular do corpo humano. Aliás, é o órgão responsável por nos manter em pé e viabilizar a comunicação entre o sistema nervoso central e periférico. É a coluna que fornece os pontos de fixação para os músculos das costas e costelas. Sua função é absorver impactos durante atividades simples como caminhada, corrida, além de permitir a flexão e extensão.
Por isso, é mais que fundamental praticar hábitos que contribuam para a saúde da coluna.
Práticas do dia-a-dia que prejudicam a saúde da coluna
Muitos acreditam que apenas sentar adequadamente é o suficiente para ter uma coluna mais saudável, no entanto, estão muito enganados. Ao longo dos anos, praticamos muitos outros maus hábitos que prejudicam diretamente a saúde da coluna e ajudam a causar diversos problemas. Confiram algumas práticas que devem ser evitadas.
Utilizar colchão de má qualidade
Muitas vezes o barato sai caro. Por isso, investir em um colchão de má qualidade pode ser a sentença para a saúde da coluna. Ou seja, um colchão ruim fará com que sua noite de sono seja inadequada, pois provavelmente você irá dormir em uma posição errada ou não terá o apoio necessário, causando dores e desconforto na coluna.
Levantar do chão sem flexionar o joelho
Um hábito que todos costumam praticar é levantar do chão com as as pernas esticadas. Essa atitude prejudica muito a região lombar, causando dores na coluna. O correto é flexionar os joelhos e direcionar a força nas pernas e não nas costas. Dessa forma você manterá a saúde da coluna sem sobrecarregá-la.
Usar salto com muita frequência
Muito comum entre as mulheres, o salto alto é um verdadeiro vilão da saúde da coluna. O hábito causa sérios problemas nas costas, pés, tornozelos, articulações e joelhos. Quanto mais alto e fino, maior o problema. Isso porque os sapatos alteram a posição natural do corpo provocando uma mudança no centro de gravidade.
Apoiar todo o peso do corpo em apenas uma das pernas
Descansar uma perna é um hábito muito comum, no entanto, é prejudicial para a saúde da coluna. A assimetria causada por essa ação, reflete diretamente na coluna, por isso, o ideal é distribuir o peso no corpo todo, evitando apoiar em apenas uma perna.
Praticar exercício físico errado
Praticar exercícios é muito bom para a saúde, no entanto, se não cuidar isso pode ser totalmente prejudicial para a coluna. Ou seja, a prática incorreta pode causar lesões que vão das mais leves às mais graves. Jamais ignore uma dor que aparece na região lombar após praticar musculação ou qualquer outra atividade. Isso pode ser sinal de uma lesão e precisa ser verificada.
5 dicas práticas para ajudar a melhorar a saúde da coluna
Como já falamos, cuidar de alguns hábitos é fundamental para manter a saúde da coluna sempre em dia. Por isso, separamos algumas dicas de algumas ações que te ajudam a ser sempre saudável.
1. Use adequadamente mochilas e bolsas
Saber carregar corretamente mochilas e bolsas é fundamental para uma postura correta, e consequentemente para a saúde da coluna. Reduzir o peso e saber regular as alças para que não fiquem soltas nas costas, ajudam a evitar lesões.
2. Boa postura
Forçar certas regiões do corpo sem necessidade provoca desgaste. Por isso, cuidar para ter uma boa postura é fundamental para garantir a saúde da coluna e qualidade de vida. Afinal, não é apenas em atividades que exigem esforço físico que é preciso cuidar da postura, mas sim em atividades básicas do dia a dia como por exemplo, escovar os dentes, calçar os sapatos, dirigir, usar o computador, entre outros.
3. Cuidados com esforço repetitivo
Realizar movimentos repetitivos e contínuos sem o cuidado necessário é muito perigoso para a saúde da coluna. Um exemplo é a Lesão por Esforço Repetitivo, também conhecida como LER. Neste caso, a lesão instala-se no organismo sem que seja percebida, durante a vida de trabalho. A dor só começa a ser sentida quando já há um comprometimento do local afetado.
4. Pratique exercícios
O sedentarismo é algo que aumenta o risco de dor nas costas. Por isso, realizar atividades 30 minutos pelo menos 3 vezes na semana é muito importante para ajudar a manter a saúde da coluna. Atividades como caminhadas, natação, academia, entre outros são válidos para manter o corpo ativo.
5. Mantenha seu peso corporal adequado
Cuidado com o peso extra do corpo. Ele é capaz de mudar o centro da gravidade, principalmente quando está concentrado na região abdominal. Isso porque há uma tensão desnecessária sobre os músculos da coluna lombar. Por outro lado, manter-se com peso muito baixo também pode ser prejudicial, já que pode colaborar para a baixa massa óssea, aumentando o risco de osteoporose. Por isso, é fundamental ter equilíbrio sempre para manter a saúde da coluna e mais qualidade de vida.
Conclusão
Não há dúvidas de que manter hábitos saudáveis para priorizar a saúde da coluna é muito importante no nosso dia a dia. Isso porque, não é apenas a coluna o beneficiado com a atitude, mas também muitos outros fatores biológicos.
É importante estar ciente que esse corpo é seu para toda a vida e é necessário cuidar para ter saúde e qualidade de vida evitando ao máximo precisar da ajuda da medicina para isso. Previna e mantenha bons hábitos. Faça consultas periódicas e procure sempre um especialista ao sentir qualquer dor nas costas.
Continue acompanhando nosso blog para ter mais conteúdos como este.