Os problemas na coluna são mais comuns do que se imagina. Aliás, grande parte da população sofrerá de lombalgia pelo menos uma vez na vida, independentemente da causa.
A coluna vertebral é o eixo do corpo e sua função é manter o equilíbrio e um alto grau de flexibilidade. Por isso, é fundamental estarmos sempre atentos para manter a saúde das costas.
Neste sentido, a fisioterapia na coluna é uma solução muito benéfica neste processo, prevenindo ou tratando problemas no eixo vertebral. Hoje, vamos falar sobre o assunto, confira!
Para que serve a fisioterapia na coluna
O tratamento de fisioterapia na coluna consiste em utilizar exercícios para desenvolver, manter e restaurar o máximo do movimento e da capacidade funcional do corpo, trabalhando as articulações e os músculos.
Para quem sofre de qualquer tipo de dor nas costas, a opção é fundamental para ajudar a recuperar a mobilidade e reduzir as chances de se machucar novamente.
Geralmente, o tratamento é feito em conjunto com outros métodos, como medicamentos, terapias, cirurgias, entre outros.
Por meio da fisioterapia, é possível aplicar várias técnicas com o objetivo de amenizar dores nas costas causadas pelas mais diversas patologias. Alguns exemplos:
- Dor ciática: trata-se da dor que irradia das costas para as pernas, de forma unilateral. Sua causa geralmente é devida às compressões das raízes nervosas;
- Dor lombar: trata-se do sintoma que ocorre na região lombar; pode estar associado à patologias tais como a lombalgia;
- Doença degenerativa: problemas relacionados ao envelhecimento e ao desgaste dos discos intervertebrais; má postura, ou movimentos repetitivos e errados que causam a degeneração dos discos;
- Estenose espinhal: a dor é causada pela mudança natural que ocorre no canal vertebral. Neste caso, o espaço de acomodação dos nervos que se ramificam é insuficiente, causando a compressão dos mesmos;
- Cervicalgia: o problema ocorre de forma súbita e está relacionado aos movimentos bruscos, longa permanência em uma mesma posição ou algum trauma;
- Osteófitos: patologia causada pelo excesso de osso saudável nas vértebras;
- Hérnia de disco: é decorrente do desgaste do tempo e do uso repetitivo; os discos da coluna vertebral saem da posição normal e geram pressão nas raízes nervosas;
- Osteoartrose: é causada pelas anormalidades degenerativas das articulações sinoviais da coluna.
Opções de tratamento de fisioterapia na coluna
O tratamento de fisioterapia na coluna pode ser feito de inúmeras formas e estratégias que você irá descobrir a seguir.
Vale lembrar que para decidir a melhor forma de tratamento é muito importante que uma avaliação médica seja feita corretamente para indicação da opção. Isso porque a coluna está próxima de estruturas-chaves da medula espinhal e das raízes nervosas e necessita que o local seja verificado com cautela para indicar a estratégia de tratamento.
Vejamos:
1. Aparelhos
A fisioterapia na coluna pode ser realizada com a utilização de diversos aparelhos como por exemplo, ondas curtas, estimulação elétrica transcutânea e laser, ultrassom.
Além disso, existem outros equipamentos que podem ser indicados pelo profissional. O objetivo de utilizar tal método de tratamento é combater a inflamação e aliviar os sintomas e dor causados por problemas na coluna.
2. Alongamento
Os exercícios de alongamento são indicados para muitos outros tipos de patologia, e não apenas às associadas a problemas nas costas.
Esse tipo de fisioterapia na coluna tem como objetivo alongar e fortalecer a estrutura óssea e as articulações. No entanto, o profissional terá que respeitar o limite da dor de cada paciente, progredindo com cautela conforme o sintoma for reduzindo.
3. Exercícios
Outro tipo de tratamento de fisioterapia na coluna são os exercícios indicados para fortalecer a musculatura das costas e região lombar. O objetivo da estratégia é prevenir e tratar as dores associadas a problemas na coluna. A utilização de estabilidade estática em cadeia cinética fechada pode ser feita em exercícios com o paciente sentado ou deitado.
Exercícios de estabilidade rotatória em cadeia cinética aberta com bolas de diversos tamanhos, de mobilidade e de coordenação motora são ótimas opções para ajudar no fortalecimento dos glúteos e coxas, na rotação da coluna e em todo o funcionamento muscular.
4. Cinesioterapia
A cinesioterapia é um conjunto de exercícios de fisioterapia na coluna que ajudam a fortalecer e alongar os músculos da região. No entanto, para iniciar o procedimento, é importante que a dor e a inflamação estejam reduzidas.
Durante o tratamento inicial, o profissional realiza exercícios mais leves, sem movimentar muito as articulações e com mais foco em alimentos. Com o passar do tempo e a adaptação, o paciente pode começar a utilizar fitas elásticas, halteres ou bolas para realizar os exercícios.
5. Terapia miofascial
A terapia miofascial é uma método de fisioterapia na coluna que tem o objetivo de tratar dores que afetam as fáscias musculares. O tratamento é decisivo em muitos casos de dores lombares, principalmente em casos que o diagnóstico é difícil de ser feito. Isso porque as restrições fasciais não aparecem em exames de ressonância magnética ou raio-x.
A fisioterapia na coluna baseada na liberação miofascial é muito significativa e age diretamente sobre ela através da pressão que o fisioterapeuta exerce sobre o corpo do paciente. Isso faz com que os movimentos sejam ampliados, devolvendo também a flexibilidade de toda a coluna e fáscia, e, consequente, aliviando a dor.
6. Crioterapia
A crioterapia é um tratamento que utiliza gelo ou compressas geladas com uma temperatura entre 0° e 18°C. A técnica é utilizada para reduzir os impulsos dolorosos que são levados ao sistema nervoso central, diminuindo a dor.
Ademais, este tipo de fisioterapia na coluna tem como objetivo tratar as inflamações, diminuindo o inchaço e a vermelhidão, promovendo também a vasoconstrição.
7. Termoterapia
00
Ao contrário da crioterapia, a termoterapia trabalha com o calor como recurso de tratamento. Este tipo de fisioterapia na coluna pode ser utilizada de forma superficial, agindo somente nas estruturas e com profundidade inferior a 2 cm.
Também pode trabalhar de forma profunda, com mais de 2 cm da superfície do corpo, penetrando nas estruturas mais profundas. Sua função é aumentar o metabolismo local e a circulação sanguínea, diminuindo a dor e o espasmo muscular.
Conclusão
A fisioterapia na coluna é uma estratégia de tratamento muito eficaz para tratar e até mesmo prevenir doenças na coluna, interferindo diretamente na saúde das costas e no bem estar do paciente. Além disso, a técnica não é nada invasiva e, a depender do caso, os resultados podem ser percebidos rapidamente.
Seus benefícios são inúmeros, ainda que dependam muito da disciplina e do empenho do paciente durante a execução da prática para obter os melhores resultados. Em algumas situações, o paciente também pode fazer exercícios em casa, com a orientação e recomendação do profissional de fisioterapia.
Gostou das dicas? Você sofre de dores nas costas? O que acha de conferir outro artigo nosso em que falamos das Pontada nas costas: o que pode estar causando isso em você?.