fbpx

8 principais causas da Artrose Facetária

A artrose facetária lombar é uma doença desafiadora, pois pode estar associada a outras doenças relacionadas aos discos intervertebrais, por isso seu diagnóstico pode ser difícil.

As dores nas costas ou lombalgia têm diferentes origens e também graus de intensidade distintos de pessoa para pessoa, podendo se concentrar em um ou diversos pontos, e até mesmo irradiar para outras partes do corpo.

As articulações facetárias são articulações que conectam as vértebras da coluna em sua região posterior. Cada vértebra, por sua vez, possui duas articulações, uma de cada lado. A artrose facetária ocorre quando a articulação se degenera. 

Se você sofre com o problema ou conhece alguém que esteja enfrentando-o, leia nosso artigo até o final e entenda os sintomas, tratamentos e as principais causas da artrose facetária!

O que é a Artrose Facetária?

Quase todas as articulações do corpo humano são revestidas por uma cartilagem, que possui a função de facilitar o movimento suave. Ela é protegida por uma cápsula em torno da articulação.

Para termos estabilidade, mobilidade e suporte da coluna, precisamos dessa articulação. Entretanto, quando a articulação se degenera, ocorre a artrose facetária, doença muito comum na região lombar, mas que pode ocorrer em toda a coluna.

O diagnóstico e tratamento da Artrose Facetária

Geralmente, a artrose facetária se manifesta com crises de dores nas costas, que acontecem por determinados movimentos e esforços. É possível também que a artrose (ou osteoartrite) seja genética, ou seja, que possua um histórico familiar da mesma doença.

O exame físico para diagnosticar a artrose facetária

O médico pode observar a artrose facetária em uma fase inicial quando há contraturas musculares e também a limitação de alguns movimentos de extensão do tronco. Já em uma fase mais avançada, a pessoa sente alívio em flexão e aumento da dor quando tenta ficar com a coluna ereta.

Exames de imagem para diagnosticar a artrose facetária

Apenas com a realização de um exame de raio-X é possível perceber a presença de artrose em suas fases mais avançadas. Todavia, para ter certeza do diagnóstico, o médico pode solicitar também uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Uma vez que a artrose facetária é diagnosticada, é preciso entender as opções de tratamento. 

O tratamento medicamentoso, com o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, é o mais comum, respeitando as limitações e as especificidades de cada paciente.

Porém, quando a dor é intensa ou se torna crônica, além dos medicamentos, é indicado também a realização de fisioterapia para aliviar o desconforto.

Bloqueio facetário

Quando a dor é muito intensa e o tratamento com medicamentos e fisioterapias não surtem efeito, uma alternativa é realizar o bloqueio facetário. Isso significa aplicar uma injeção de anestésico com anti-inflamatório na própria articulação facetária.

Denervação facetária

Muitas vezes, o bloqueio facetário tem um efeito apenas temporário e, infelizmente, as dores retornam depois de um período. Quando isso acontece, uma alternativa é a denervação facetária, que remove a sensibilidade do nervo com o uso da radiofrequência.

É importante ressaltar que tanto o bloqueio facetário, quanto a denervação facetária, para tratamento da artrose facetária são procedimentos realizados em centro cirúrgico. Em adequação ambiente hospitalar, o procedimento é feito sob visualização do raio X, o que melhora a precisão das agulhas durante o procedimento e consequentemente o resultado de alívio da dor.

Os pacientes com lesões em estruturas neurológicas, ou seja, nervos e medula, podem precisar de procedimentos cirúrgicos para retirada do excesso ósseo. Esse procedimento é chamado de descompressão.

Hoje existem técnicas bastante modernas, que garantem cirurgias rápidas e pouco invasivas. Entre elas podemos citar a cirurgia endoscópica da coluna vertebral e as artrodeses da coluna lombar e cervical.

O mais importante é sempre ter em mente que você não precisa se acostumar com as dores na lombar. É preciso procurar um especialista para iniciar um tratamento eficaz, que irá te ajudar a colocar um ponto final no problema!

As 8 principais causas da Artrose Facetária

Também chamada de hipertrofia facetária, a artrose facetária tem como principais causadores os processos de sobrecarga e desequilíbrio da coluna. A cartilagem também pode se degenerar pelo envelhecimento ou traumas.

Precisamos também levar sempre em consideração o componente genético. Para você entender melhor, listamos as 8 principais causas da artrose facetária:

  • Obesidade ou sobrepeso;
  • Predisposição genética
  • Idade (envelhecimento);
  • Sobrecarga da coluna devido ao trabalho ou à prática de esportes;
  • Fraturas vertebrais ou traumas;
  • Fraqueza da musculatura do tronco;
  • Alterações reumatológicas;
  • Progressão da escoliose.

Outra possível causa da artrose facetária é espondilolistese, caracterizada pelo deslizamento de uma vértebra sobre a outra. Esse movimento sobrecarrega a articulação, podendo resultar na degeneração da articulação.

Conclusão

Se você tem dores lombares – ou em qualquer outra região da coluna – é ideal procurar um especialista. Pacientes com lombalgia, porém sem déficits neurológicos, como a perda de sensibilidade e força, geralmente, começam um tratamento clínico.

Além do tratamento, também pode ser indicado a fisioterapia, o controle do peso, a reeducação postural e alguns cuidados com esforços excessivos.

As alterações degenerativas facetárias têm sido reconhecidas como uma das principais causas da dor lombar crônica, estando associada, geralmente, a alterações degenerativas do disco intervertebral.

Portanto, nunca deixe de procurar um especialista em coluna, pois quanto antes você iniciar o tratamento, mais fácil será alcançar o alívio do seu incômodo.

Gostou do nosso artigo? Tem dores nas costas e quer saber mais sobre este assunto? Então clique aqui e continue aqui no nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *