São muitos os riscos do sedentarismo para a saúde da coluna. Confira o artigo para entender o que a falta de exercícios pode causar.
Uma pessoa é considerada sedentária quando não pratica atividades físicas, e os riscos do sedentarismo são grandes para todas as faixas etárias. Principalmente, após a pandemia, com a necessidade de isolamento social, muitas pessoas passaram a trabalhar em casa, e o sedentarismo cresceu vertiginosamente.
No entanto, de acordo com a OMS, para não ser considerado sedentário, o indivíduo precisa fazer, pelo menos, 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana ou 75 minutos de atividades físicas intensas.
De acordo com um levantamento feito com 44.062 pessoas, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 62% dos entrevistados deixaram os exercícios de lado na pandemia.
Além de ficar mais tempo sentada, trabalhar em casa fez com que as pessoas trocassem locais adequados para a postura, pela mesa da cozinha, sofá ou até pela cama. Outro estudo mostrou que após a pandemia, 70% dos trabalhadores em home office apresentaram algum tipo de dor ou agravamento de dor pré-existente.
Entre todos estes incômodos, um dos maiores riscos do sedentarismo é o problema para a coluna.
Riscos do sedentarismo 4 Problemas na coluna
O sedentarismo e as dores nas costas estão intimamente conectados. O sintoma mais comum é a lombalgia (na região lombar), seguido pela dor cervical. A seguir, listamos alguns riscos do sedentarismo que podem causar incômodos na coluna.
1. Fortalecimento dos músculos
Isso acontece porque ficar muito tempo sentado, principalmente com uma postura inadequada, faz com que não aconteça o fortalecimento dos músculos, que são importantes para proteger a coluna. Portanto, um dos riscos do sedentarismo é a falta de movimento, pois isso deixará sua coluna enfraquecida.
2. Pressão nos discos intervertebrais
Outra consequência de ficar muito tempo parado, é a pressão nos discos intervertebrais, causando inflamação nos nervos e desconforto na região.
3. Enfraquecimento ósseo
Uma pessoa sedentária não manda a mensagem para os ossos de que eles precisam aumentar de massa para suportar impactos.
4. Desvios posturais
Ficar muito tempo sentado faz com que alguns músculos fiquem contraídos enquanto outros relaxam, favorecendo estes desvios de postura.
A boa notícia é que você pode prevenir os riscos do sedentarismo para sua coluna com a prática de atividades físicas e outras atitudes como mudar sempre de posição quando estiver sentado, evitar o sobrepeso e não fumar.
Entretanto, se a dor já existe, é possível também melhorar esse desconforto. Os tratamentos variam de acordo com as avaliações médicas dos sintomas apresentados.
Nestes casos, é importante procurar um ortopedista da coluna, pois certamente ele saberá o melhor caminho a seguir.
A postura errada e as dores nas costas
Um dos riscos do sedentarismo é a postura errada enquanto estamos parados. Para quem trabalha em frente a um computador o dia todo, é muito comum inclinar o corpo para frente, deixando a coluna com uma curvatura inadequada.
Essa postura pode ocasionar dores ou quadros de hérnia de disco e problemas do nervo ciático. Além disso, um dos riscos da má postura é a cifose (conhecida como corcunda), e a escoliose.
O desvio da coluna também pode mostrar uma aparência de seios caídos e maior flacidez abdominal. Além da postura incorreta, existem outros hábitos que podem causar dores nas costas, como, por exemplo, o uso excessivo do celular ou fazer exercícios da forma incorreta.
O papel das atividades físicas na prevenção de doenças
Os riscos do sedentarismo vão muito além dos cuidados com a sua coluna. A prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVCs, além de reduzir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea.
Por isso, é muito importante evitar os riscos do sedentarismo, para que todo o seu corpo funcione da melhor forma possível. Mesmo que não seja possível fazer uma quantidade grande de exercícios, sempre há como melhorar sua atividade física.
Para a postura, preste atenção à maneira como você se senta ou deita, além de tomar cuidado com a quantidade de peso que carrega.
Se você trabalha muitas horas na mesma posição, sempre faça alguns alongamentos de tempos em tempos, caminhe um pouco (pode ser dentro da sua casa) e tente deixar o seu local de trabalho dentro das regras básicas de ergonomia.
Além do que já falamos, queremos listar aqui alguns benefícios para o seu corpo quando é possível evitar os riscos do sedentarismo:
- Aumento do gasto de calorias, prevenindo a obesidade;
- Ossos, articulações e músculos mais saudáveis e, portanto, com menores riscos de apresentar dores;
- Controle de peso e, consequente, aumento do bem-estar, inclusive da sua coluna;
- Diminuição do risco de doenças devido à rotina mais saudável.
Dicas para acabar com o sedentarismo
Como já falamos, muitos riscos do sedentarismo podem ser evitados com mudanças no seu comportamento. A prática de atividades físicas são essenciais no combate ao sedentarismo.
Porém, em alguns casos, fica difícil para a pessoa iniciar uma rotina diária para sair do sedentarismo.
No entanto, alguns hábitos, que podem ser incorporados no seu dia a dia, irão ajudar nos primeiros passos para uma transformação na sua saúde, ajudando também a evitar problemas na sua coluna:
- Vai trabalhar de carro? Troque seu meio de transporte por uma bicicleta ou eventualmente mudar a rota de volta do trabalho para casa, incluindo uma caminhada (nem que seja curta) alguns dias por semana;
- Troque o elevador pelas escadas;
- Não fique muitas horas sentado na mesma posição;
- Comece a fazer algumas coisas a pé;
- Mantenha uma alimentação saudável, já que o sobrepeso é uma das causas das dores na coluna e um dos riscos do sedentarismo;
- Procure uma atividade física que te agrada e comece aos poucos.
Uma dica muito importante é que no começo, evitar os riscos do sedentarismo pode ser algo bastante desafiador. Sempre pense em dar o primeiro passo. Se esforce para sair de casa, ou mesmo para organizar o seu dia com algumas pausas para um alongamento ou exercícios laborais.
Não tente forçar o seu corpo, vá devagar. Portanto, para evitar os riscos do sedentarismo e as dores na coluna, é preciso se mexer!
Procure uma atividade que agrade na sua rotina e tenha determinação para prosseguir em sua prática. É isso que vai garantir a melhora no seu bem-estar físico e mental.