Certamente você já ouviu falar sobre osteoporose. No entanto, existem muitos mitos que as pessoas disseminam acerca desse tema. Pensando nisso, trouxemos mais detalhes sobre essa doença e vamos te contar quais são as maiores inverdades sobre essa patologia. Continue lendo o artigo abaixo para aprender mais.
Antes de mais nada, a osteoporose já atingiu mais de 10 milhões de brasileiros. Uma das principais vítimas dessa doença são os idosos. Para quem não sabe, ela afeta os ossos e é capaz de diminuir a absorção de cálcio e minerais. Além disso, por causa disso, ela é uma grande causadora de fraturas.
Vale ressaltar que a osteoporose não costuma mostrar nenhum sintoma, e é por isso que o seu tratamento acaba se tornando cada vez mais difícil.
O que é osteoporose?
Como mencionamos anteriormente, a osteoporose é uma doença que afeta a massa óssea. E por isso, acaba causando fraturas em alguns membros. Além disso, existem vários tipos e graus, veja:
Tipos de osteoporose e principais causas
- Osteoporose de menopausa: como o próprio nome já diz, ela atinge mulheres no pós-menopausa;
- Osteoporose senil: esse tipo já atinge principalmente idosos com mais de 70 anos e é grande causadora de fraturas na coluna e membros inferiores;
- Osteoporose secundária: esse é uma variante que afeta principalmente as pessoas que possuem doenças endócrinas, renal, hepáticas e causadas por uso de medicamentos corticoides;
Fatores de risco da osteoporose
Vale ressaltar que a osteoporose pode se manifestar em determinados tipos de pessoas e principalmente com quem tem fatores de risco.
- Envelhecimento;
- Menopausa;
- Falta de cálcio;
- Álcool e cigarro são fatores determinantes para essa doença;
- Sedentarismo;
Apesar desses fatores de risco, existem formas de diagnosticar essa doença e tratar. Para entender como é possível descobrir a osteoporose, um exame feito é a densitometria óssea, que faz a medição da massa óssea em membros que inferiores, os mais afetados.
Para tratar, são usados medicamentos que vão diminuir essa perda óssea, além da inclusão de nutrientes e minerais. Muitos médicos receitam o uso de suplementação.
Mitos e verdades sobre osteoporose
- Osteoporose só é detectada após fraturas
Como mencionado anteriormente, a osteoporose pode ser descoberta após exames clínicos. Então, não acredite em quem fala que somente é possível detectar depois de algum acidente.
- Leite ajuda na prevenção da doença
O que é necessário para a melhora do cálcio na saúde são dosagens recomendadas por médicos. Ou seja, não é apenas um copo de leite que vai combater essa deficiência.
- Quem tem osteoporose não pode praticar atividades físicas
Primeiramente, essa é uma questão que muitas pessoas utilizam para não fazer exercícios físicos. No entanto, viemos contar que é possível, sim, praticar atividades e que elas são responsáveis por melhorar a sua condição física. Entretanto, evite intensidade e alto impacto. Contudo, busque sempre recomendações médicas para realizar.
- Suplementação de cálcio não é absorvida pelo organismo
Antes de mais nada, antigamente por serem comprimidos, os remédios demoravam a fazer efeito e possuíam dificuldades na absorção. No entanto, com a evolução e tecnologia, os remédios são mastigáveis e facilitam essa absorvência.
- Osteoporose só afeta pessoas da terceira idade
Ainda que o envelhecimento seja um dos principais causadores dessa doença. Muitos medicamentos podem contribuir para que as pessoas tenham osteoporose ainda na juventude.
- Osteoporose não possui cura
Apesar de existirem tratamentos, essa doença não possui cura. Mas, isso não quer dizer que as pessoas que possuem essa patologia não podem ter uma vida saudável. É importante que o diagnóstico seja feito com rapidez.
- Essa doença costuma ser silenciosa
Mais uma vez, é preciso ressaltar que a osteoporose é uma doença que acomete a massa óssea e por isso, muitas pessoas só descobrem quando tem alguma fratura e passam por exames clínicos.
- Alimentação melhora e previne osteoporose
Assim como para qualquer outra doença, a alimentação tem uma importância fundamental. É ela que ajuda o organismo a se manter saudável e com todos os nutrientes e vitaminas em equilíbrio.
- Fatores genéticos contribuem para a osteoporose
Apesar de não ser um fator determinante, essa doença pode ser desenvolvida por pessoas com histórico familiar.
- Osteoporose só afeta mulheres
Esse é um dos maiores mitos acerca dessa doença. Um dos fatores determinantes pela osteoporose atingir mais as mulheres são consequências da menopausa. No entanto, ela não está aliada somente a esse fator de risco, existem outros, como os que foram citados acima.
Como manter a casa mais segura para evitar acidentes
A osteoporose pode causar fraturas nos membros, como já citamos. Mas, para diminuir as chances disso acontecer, você pode tomar algumas medidas para tornar o seu ambiente familiar mais seguro, confira:
- Cama: é preciso que ela esteja em uma altura onde você consiga colocar os pés o chão ao se levantar;
- Pisos: um dos principais causadores de tombos são os pisos molhados. Então, lembre-se sempre de estar calçado ao mexer em ambientes escorregadios e invista em pisos antiderrapantes;
- Luzes: ter interruptores próximos a sua cama são essenciais para evitar que você caia ao se levantar, principalmente durante à noite.
É possível prevenir a osteoporose?
Como já falamos em vários momentos, a osteoporose não possui cura. No entanto, as pessoas que possuem hábitos saudáveis podem ter maior controle sobre ela. Mas, vale lembrar que para a prática de atividades físicas são necessários tomar alguns cuidados.
A perda de massa óssea acaba causando fraturas e esses casos são recorrentes em tombos. Então, busque sempre o acompanhamento de um profissional. Boa parte dos indivíduos com osteoporose fazem ingestão de cálcio para reposição, além de outras vitaminas.
Por fim, se você gostou desse conteúdo, não deixe de seguir nosso blog para ter ainda mais informações atualizadas como esta. Além disso, aproveite para compartilhar com mais pessoas e se você conhece alguém que tem essa doença, ajude-a a enfrentar.
Todos nós estamos suscetíveis a desenvolver patologias, o que pode diminuir esses problemas, são as atividades físicas, prevenção de doenças e boa alimentação.