É muito comum ouvir relatos de dores na coluna como um incômodo natural do dia a dia. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 80% das pessoas terão pelo menos 2 crises de coluna na vida. Mas a verdade é que isso pode ser evitado se as pessoas apostarem no alongamento para a saúde da coluna.
Estudos apontam que, geralmente, ficamos sentados mais de um terço das nossas vidas. Esse fato aliado ao descuido com o bem estar, a correria do dia a dia e as metas exigentes de trabalho, acabam resultando em problemas na coluna. Muitas doenças podem ser evitadas com a criação do hábito do alongamento para a saúde da coluna.
Saiba agora a importância de um bom alongamento para a saúde da coluna e aprenda exercícios que podem ser feitos em casa.
Dor na coluna
A dor na coluna, geralmente, vem de origem musculoesquelética. Outras causas podem ser a má postura, stress, cansaço, falta de exercício regular, entre outros fatores. Hábitos saudáveis ajudam bastante na resolução dessa dor, sendo muitas vezes, suficientes por si só. Entre esses hábitos podemos incluir um bom alongamento para a saúde da coluna.
Na maioria das vezes as pessoas ignoram os primeiros sintomas e aprendem a conviver com a dor como se fosse algo natural. Quando a dor passa do ponto, muitas vezes a automedicação é aplicada, ainda que se saiba os riscos que essa prática pode representar. Sendo que um bom alongamento para a saúde da coluna poderia ser a solução.
As dores iniciais são as mais fáceis de tratar, mas, como as pessoas subestimam a questão, normalmente ela se agrava. Quando isso acontece, e o alongamento para a saúde da coluna não resolve mais, a dor não passa, mesmo com os hábitos saudáveis. Nesses casos é preciso procurar um especialista para o correto diagnóstico e tratamento.
Alongamento para a saúde da coluna
O alongamento para a saúde da coluna é extremamente importante para todas as pessoas. Essa é a melhor maneira de prevenir lesões em toda a região das costas e até dos membros inferiores, uma vez que a estrutura das costas também suporta o estresse e peso a serem aplicados nos membros inferiores.
Se a pessoa já tem um problema na coluna, essa prática é ainda mais importante. Ela ajuda a minimizar os sintomas de dor, e também evita que um problema maior venha a ser formado. Apesar de todos os benefícios, até mesmo algumas pessoas que já praticam outros tipos de exercícios, subestimam a importância do alongamento para a saúde da coluna.
Benefícios do alongamento para a saúde da coluna
O alongamento para a saúde da coluna traz inúmeros benefícios. Entre eles podemos citar o alívio da tensão muscular responsável por dores nas costas. Ele também relaxa o corpo e a mente, ajudando a aliviar o estresse. Ele melhora a postura e ativa a circulação sanguínea. Também previne dores musculares após o exercício, entre outros benefícios.
Exercícios de alongamento para a saúde da coluna
Ao praticar o alongamento para a saúde da coluna é normal sentir o músculo esticando. Porém, é importante não forçar muito para não prejudicar a coluna. Permaneça em cada posição durante 20 a 30 segundos e repita o movimento pelo menos 3 vezes. Caso sinta dores ou formigamentos, consulte um fisioterapeuta.
Conheça agora 10 exercícios de alongamento para a saúde da coluna que podem ser feitos em casa.
1. Dobrar o corpo à frente
Junte as pernas e dobre o corpo para frente, colocando as mãos em direção ao chão. Mantenha os joelhos esticados e a ponta da cabeça, também, em direção ao chão.
2.Esticar a perna
Sente no chão e dobre uma perna até colocar o pé próximo das partes íntimas. A outra perna deve ficar bem esticada. Dobre o corpo em direção ao pé esticado tentando apoiar a mão nele. O joelho deve permanecer esticado. Depois faça o mesmo com a outra perna.
3. Chegar ao chão
Essa posição é parecida com o primeiro exercício. Mas ela pode ser feita com intensidade. É preciso se esforçar para tentar colocar a palma da mão no chão sem dobrar os joelhos.
4. Esticar o pescoço
Incline a cabeça para um lado e mantenha uma mão segurando-a. Force o alongamento. A outra mão pode se manter ao longo do corpo. Faça o mesmo para o outro lado.
5. Inclinar a cabeça para trás
Mantenha os ombros alinhados e o olhar para cima. Dessa forma, incline a cabeça para trás. Para um maior conforto, você pode escolher colocar uma mão na nuca, ou não.
6. Inclinar a cabeça para baixo
Mantenha os ombros alinhados e incline a cabeça para frente, sentindo esticar as costas. Você pode apoiar as duas mãos, sobrepostas, sobre a região posterior da cabeça. Você pode fazer uma leve pressão para ajudar no alongamento, mas sem utilizar muita força.
7. Sentar sobre os calcanhares
Fique de joelhos no chão. Depois encoste as nádegas sobre os calcanhares e aproxime o tronco do chão, mantendo as mãos esticadas à frente, e a cabeça apoiada no chão.
8. Encostar as mãos nas costas
Sente com as pernas dobradas, em posição de borboleta e com as costas eretas. Com os braços para trás, tente aproximar as palmas das mãos, atrás das costas.
9. Torcer as costas
Sente no chão, apoiando uma mão próxima do bumbum e com as costas retas, olhe para trás. Para ajudar a manter a posição, dobre uma das pernas e use-a como apoio para o outro braço. Depois repita do outro lado.
10. Pirâmide com a mão no chão
Afaste as pernas e abra os braços horizontalmente. Incline o corpo para frente e apoie uma mão no chão, no centro. Vire o corpo para um lado e mantenha a outra mão esticada no alto. Depois repita para o outro lado.
Médico especialista
O doutor Vagner de Paiva, médico cirurgião ortopedista, é especializado no diagnóstico de doenças da coluna. Ele realiza todo tipo de tratamento na área, incluindo cirurgia da coluna vertebral. É um especialista qualificado e com experiência em cirurgia endoscópica de coluna.
Para saber mais sobre alongamento para a saúde da coluna, acesse o nosso site e agende a sua avaliação através do nosso contato.