A dor nas costas pode ser o pior pesadelo na hora de dormir. Para amenizar essa situação tão incomoda, existem algumas dicas que podem ser utilizadas.
Ter uma noite confortável é fundamental, principalmente para quem precisa trabalhar no dia seguinte. Quando isso não acontece, tudo acaba desandando, inclusive a produtividade. É possível evitar esse problema? A resposta é sim, e para te auxiliar nesses momentos, se você ficou interessado por este assunto, continue a leitura abaixo.
Importância do sono para a saúde
Durante o tempo que passamos dormindo é que o corpo se regenera e recupera as energias para o dia seguinte. Agora, já imaginou passar noites e mais noites com dificuldades na hora de descansar? Infelizmente, essa ainda é a realidade de muitas pessoas.
De acordo com a matéria publicada pela revista Super Interessante, da Editora Abril, dormimos aproximadamente 24 anos, veja:
“O tempo que a gente passa dormindo é, de longe, o que mais consome minutos preciosos da nossa vida: são quase 24 anos de sono! Mais precisamente, um brasileiro médio passa 23 anos, 9 meses e 7 dias de sua vida dormindo. Isso considerando oito horas de sono diárias e a expectativa de vida no país, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é hoje de 71,3 anos.”
Entenda as fases do sono
Após ler mais sobre quanto tempo passamos dormindo vamos te mostrar quais são as fases do sono. Primeiramente, é preciso entender que dormir bem não se trata da quantidade de horas que você passa por noite, mas, sim, a qualidade durante esse período. Aliás, manter a regularidade diária de horários para dormir e acordar é essencial para garantir a eficiência de um sono restaurador.
O sono está dividido nas seguintes fases:
A primeira fase é quando você começa a adormecer, ou seja, está com corpo dividido entre acordado e dormindo. Nesse momento, o seu organismo entrar em um estado onde passa a se manter mais relaxado e diminuir até mesmo a sua respiração.
Já na segunda fase do seu sono, a sua respiração já diminuiu e o seu corpo já está mais relaxado, além de seus batimentos cardíacos também diminuírem.
A terceira fase se caracteriza pelo seu cérebro entrar em um ritmo menor do que o normal, e aí você já está no sono profundo.
A quarta fase do seu sono você já está completamente desacordado e o seu organismo começa a liberar hormônios responsáveis por fazer a manutenção das suas células. Além da sua energia e recuperar tudo que é necessário para se manter saudável.
Por fim, a quinta fase é quando você já começa sonhar e o seu cérebro passa fazer uma limpeza das suas memórias diárias, onde apenas o que é mais importante fica guardado.
Dicas para ter bons hábitos ao dormir que evitam dores nas costas
Agora que você já sabe a importância do sono restaurador, nós trazemos algumas dicas e hábitos ao dormir que vão evitar as dores nas costas. Apesar de parecer uma bobeira, dormir de barriga para baixo é uma forma de manter a sua lombar comprimida a noite inteira.
Além disso, a sua cabeça e pescoço também estarão retorcidos para um único lado, essa maneira de dormir acaba trazendo muitas dores. Por isso existem algumas dicas que podem te auxiliar nesse momento e fazer com que você não fique por muito tempo nessa posição.
Por exemplo, para evitar a permanência nesse estado, utilize pijamas ou roupas de dormir sem botões. Pode parecer uma bobagem, mas eles vão causar incômodos que vai fazer você trocar de posição e melhorar a estabilidade da sua coluna.
Mais uma dica de dormir confortavelmente é a posição lateral. Essa é uma das maneiras que seu corpo exerce menos pressão sobre determinadas regiões. Além disso, é preciso se atentar altura do seu travesseiro que pode comprometer O seu conforto e também trazer dores para essa região.
Melhore as noites com a escolha um bom colchão
Um dos maiores causadores de dores na coluna é o colchão escolhido pelos pacientes que reclamam desses sintomas. Além disso, muitas pessoas passam anos e mais anos usando o mesmo colchão. Apesar de escolher esse artigo de boa qualidade, é preciso entender que eles duram em média de 7 a 10 anos. Passados esse período, é preciso fazer a troca do seu colchão.
Além de acumular ácaros e outras bactérias, ele perde as principais funções, e é aí que as pessoas começam a passar por problemas a hora de descansar. Existem inúmeros tipos de colchões, molas ensacadas, colchão ortopédico. No entanto, é preciso evitar os colchões que são altamente macios, apesar de parecerem ser muito confortáveis, a longo prazo eles vão te causar muitos problemas posturais e dores na coluna.
Levante-se com cuidado
Agora, você deve estar se perguntando qual a melhor maneira de se levantar da cama. Muitas pessoas acabam levantando de uma vez só e com muita rapidez, em muitos casos acabam até mesmo ficando tontos e baixando a pressão arterial. Antes de fazer esses movimentos bruscos, comece lentamente, aproveite esse momento para se esticar e somente depois você pode sair da cama.
Faça atividades físicas
Sem dúvidas, essa é a dica mais indicada para todos os tipos de pessoas. Não apenas para manter a qualidade do seu sono e evitar dores nas costas, mas para tudo que abrange a sua saúde física e mental. Atividades físicas são responsáveis por diminuir sintomas de doenças, evitar problemas mais graves de saúde e comprometer o seu rendimento.
Por isso, mantenha a rotina de se movimentar por, pelo menos, 30 minutos todos os dias. Não é necessário fazer exercícios que exijam absurdamente da sua capacidade física, pode ser caminhada, dança, natação, ou algum esporte que você goste e tenha afinidade. O importante é manter o seu corpo em movimento: ele foi feito exatamente para isso!
Continue acompanhando nosso blog para aprender mais sobre esses temas tão buscados na internet.