Sua coluna também sofre com o envelhecimento!

A dor na coluna, de modo geral, independentemente se é lombar, cervical ou dorsal, se manifesta de diferentes modos e de acordo com o perfil de pacientes.

Independente da faixa etária ou de questões físicas, como atletas ou pessoas com uma boa performance física, podem desenvolver diferentes tipos de dores na coluna. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população brasileira já teve ou terá dor na coluna.

Uma má postura pode influenciar negativamente a coluna. A sobrecarga pode causar dores musculares, levando a um desgaste prematuro, causando problemas maiores como hérnias de disco, artroses, discopatia e outros problemas.

Porém, além da ergonomia, à medida que envelhecemos, as várias partes móveis de nossa anatomia degeneram.

Por que a coluna envelhece?

O envelhecimento do corpo é um processo normal, não afetando somente a aparência, mas também a saúde óssea, como a coluna.

O processo de envelhecimento começa a partir da primeira década de vida e os discos intervertebrais são os primeiros a sofrerem com o desgaste natural.

Além disso, o colágeno e a elastina vão diminuindo, causando o enfraquecimento destas estruturas e prejudicando a região abdominal, que sustenta a coluna e promove estabilidade no movimento.

Porém, mesmo sendo um processo comum, algumas pessoas podem se sentir incômodas.

Os principais sintomas podem ser a rigidez espinhal, limitação dos movimentos e sensação de formigamento nos braços e pernas, porque elas podem ser afetadas quando há problemas na coluna lombar.

Além disso, uma lesão na coluna pode afetar diversas áreas do corpo, como ocasionar dores de cabeça, zumbidos e outros sintomas.

Como evitar o envelhecimento da coluna

Aos cinquenta anos, aproximadamente 97% da população terá alterações degenerativas encontradas na ressonância magnética, tanto na coluna como nas pernas. O processo, portanto, pode ser minimizado, evitando maiores dores.

Os incômodos vêm de nervos que ficam irritados à medida que saem da coluna ou anatomia da mesma está se desgastando, tornando-se dolorosa quando estressada. Em alguns casos o envelhecimento da coluna pode ser precoce, relacionado a fatores genéticos, mas também existem casos que surgem a partir de fatores adquiridos como obesidade, vícios de posturas inadequadas e sedentarismo.

Para tentar evitar problemas de coluna futuros, sugerimos:

• Pratique atividades físicas orientadas e de forma regular. Fazer exercícios de alongamento também é essencial para fortalecer a musculatura ao redor da coluna;
  • Mantenha o peso ideal para a sua altura;
  • Adote posturas corretas e alinhadas para todas as atividades do dia, seja para trabalhar, dormir, ver televisão, usar o computador, celular, dentre outros;
  • Certifique-se que está com os níveis de cálcio e vitamina D na medida certa para prevenir a osteoporose;
  • Invista em boas horas de sono;
  • Evite o tabagismo, pois o cigarro, pelo seu efeito vasoconstritor, reduz o diâmetro dos pequenos vasos, dificultando o aporte de oxigênio e de nutrientes que as células recebem por meio do sangue;
  • Evite pegar peso excessivo e quando precisar, agache flexionando os joelhos e quadris, mantendo a coluna ereta.

Estas atitudes proporcionam mais equilíbrio para o corpo e fortalecem os músculos da coluna.

Outros tratamentos como fisioterapia, quiropraxia e RPG (Reeducação Postural Global) podem amenizar as dores e o avanço do envelhecimento da coluna.

Mas como tratar o envelhecimento espinhal?

Primeiramente, é sempre necessário fazer uma avaliação especializada médica para que não se tenha uso indiscriminado de anti-inflamatórios, de medicamentos ou situações que possam mascarar e fazer com que a doença progrida, gerando uma situação mais séria.

Pacientes com muitas dores nas costas provenientes da degeneração podem incluir os tratamentos mais comuns, como a fisioterapia, uso de medicamentos anti-inflamatórios e injeções de esteroides.

No caso de tratamento com a fisioterapia, há uma melhora no movimento e a função das articulações e músculos. Este tratamento é importante para manter a saúde e boa mobilidade, indicada para todas as pessoas que visam melhorar sua postura, desempenho físico e fortalecimento ósseo.

A medicação anti-inflamatória ajuda a quebrar o ciclo da dor e minimiza os efeitos da alteração artrítica e as injeções de esteroides são usadas para diminuir a irritabilidade das raízes nervosas e também podem diminuir o inchaço que as raízes nervosas podem apresentar ao serem “pinçadas”.

Além disso, manter uma postura correta é importante para manter a saúde das pessoas. Sentar de qualquer jeito para trabalhar, assistir à televisão, dirigir e até mesmo dormir na posição incorreta pode causar dores ou lesões na coluna, provocando dores.

Conheça o CEC

O Centro Especializado da Coluna (CEC) presta atendimento de excelência na área, com tecnologia de ponta e tratamento humanizado aos seus pacientes.

Com sede em São Paulo, está localizado a menos de 200 metros a estação de metrô Brigadeiro. O centro conta com estacionamento próprio, três modernos consultórios, ampla recepção e banheiro para clientes, tudo cuidadosamente projetado para permitir completa acessibilidade a portadores de limitações físicas.

O CEC conta com uma equipe altamente especializada, todos com formação na área de Cirurgia da Coluna Vertebral com experiência profissional nacional e internacional.

Prestam atendimento diferenciado nas áreas de doenças degenerativas (hérnia de disco, estenose, espondilolistese), deformidades vertebrais (escolioses, cifoses), trauma (fraturas, luxações) e tumorais (tumores Benignos, malignos e metastáticos), além de soluções minimamente invasivas (cirurgia endoscópica, ALIF, XLIF, OLLIF, técnicas percutâneas e mini-open).

Em casos de dores, para evitar problemas de coluna vertebral, procure o Centro Especializado da Coluna, e tenha uma vida sem dores e com muito mais conforto.

Entre em contato e agende agora mesmo uma consulta! O CEC aceita diversos convênios, confira em nosso site.