A quiropraxia da coluna é um tratamento que vem se tornando cada vez mais comum devido à sua efetividade. Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade é uma aliada poderosa no tratamento de dores de coluna e demais problemas relacionados às vértebras.
O tratamento vai muito além do estalar dos ossos que aliviam a dor. Sua função é devolver mobilidade à coluna, diminuindo a rigidez e os espasmos musculares, aumentando os movimentos e proporcionando sensação de relaxamento e bem-estar ao paciente.
No artigo de hoje, vamos explicar o que é a quiropraxia da coluna e quais seus benefícios. Fique conosco e confira!
O que é a quiropraxia da coluna?
A quiropraxia é uma forma de medicina alternativa responsável por tratar e prevenir disfunções do sistema músculo-esquelético, ou seja, que envolvem as articulações, músculos, tendões, ossos, nervos e outras estruturas da coluna vertebral, responsáveis pelo movimento do corpo. Aliás, chiropractic vem do grego e significa “feito pelas mãos”, e chiropractor que significa “quem faz com as mãos”.
Em um resumo, a quiropraxia da coluna é uma Terapia de Manipulação Articular (TMA), que aplica movimentos de ajustes articulares manuais aliados a movimentos precisos e indolores capazes de reduzir a dor e melhorar a função articular.
O método foi criado nos Estados Unidos, em meados de 1895, mais precisamente na cidade de Davenport, pelo canadense Daniel David Palmer. Ao constatar um mau posicionamento da vértebra de um paciente com problema auditivo, Palmer empurrou a vértebra de forma mais firme, produzindo um forte estalo. Com isso, houve o primeiro ajuste na vértebra, por meio da quiropraxia da coluna.
Nesta sessão, o paciente relatou sentir uma melhora na audição e, algumas consultas depois, parte significativa de sua audição estava restaurada. A partir dessa experiência, a manipulação da coluna com as mãos começou a ser praticada com o intuito de prevenir uma série de patologias. Dois anos depois, Palmer fundou a primeira escola de quiropraxia do mundo, a Palmer School of Chiropractic (atualmente conhecida como Palmer Chiropractic College).
O que pode ser tratado com a quiropraxia coluna?
A quiropraxia da coluna é uma técnica indicada para tratamento de várias doenças e pode ser aplicada em pessoas de todas as idades. O objetivo é ajudar na recuperação, no menor tempo possível. No entanto, a técnica exige a cooperação do paciente para que o resultado seja ainda mais efetivo.
O tempo de tratamento de quiropraxia da coluna e suas técnicas variam de acordo com o problema e as condições do paciente. Aliás, o método é capaz de atuar no tratamento de uma quantidade ampla de patologias, como:
- dores na coluna;
- dores na lombar (lombalgia);
- cólicas menstruais;
- dores de cabeça;
- dores no pescoço;
- tensões musculares;
- osteofitose (bico-de-papagaio);
- problemas de locomoção;
- problemas no nervo ciático;
- asma;
- espondilose vertebral (artrose na coluna)
- problemas respiratórios no geral;
- cólicas;
- tensão pré-menstrual;
- lesões esportivas;
- desvios posturais;
- lesões de esforço repetitivo;
- síndrome do túnel do carpo;
- hérnias de disco;
- problemas articulares;
- problemas gastrointestinais;
- fibromialgia;
- alterações posturais (escoliose, hipercifose, hiperlordose);
- fibromialgia.
Benefícios do tratamento
Agora que você já tem bastante informação sobre a quiropraxia da coluna, precisa conhecer também os benefícios que o tratamento proporciona ao paciente.
Fato é que a prática oferece muitas vantagens para a saúde e qualidade de vida do indivíduo. Confira algumas a seguir.
1. Reduz a dor
Com a quiropraxia coluna, é possível reduzir as dores trazendo conforto diário para o indivíduo. Ademais, a prática também pode auxiliar na melhoria do bem-estar em geral, uma vez que reduz as tensões, aumenta o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial.
2. Ajusta a coluna vertebral
A técnica é capaz de oferecer um ajuste da coluna vertebral.
Nesse sentido, a região do pescoço e lombar são as que mais se beneficiam do tratamento, pois são locais que recebem muita carga e ficam tensas com mais facilidade, gerando dor ao paciente.
3. Diminui o uso de medicamentos
Como a quiropraxia da coluna é capaz de reduzir a dor, o uso de medicamentos também diminui.
Por isso, o tratamento quiroprático é bastante recomendado para ajudar pacientes a se recuperarem das dores de coluna e diminuir a dependência de medicamentos opiáceos.
4. Contribui para a performance esportiva
Grandes times esportivos possuem um quiroprata disponível para atender os atletas. Isso porque a técnica contribui para melhorar a performance esportiva.
Afinal, ninguém consegue desempenhar uma boa atividade quando está com dor e, neste caso, os profissionais da quiropraxia coluna são solicitados para manter os atletas se sentindo bem, trabalhando a flexibilidade, visando à correção biomecânica, amplitude de movimento e treinamento com foco no gesto esportivo.
5. Melhora a qualidade de vida
A dor limita a capacidade do paciente de ter um bom desempenho no trabalho, de curtir suas horas de lazer, de sair com amigos e familiares, ou seja, interfere na sua qualidade de vida.
Por outro lado, com algumas sessões de quiropraxia da coluna, é possível combater as dores e tensões musculares, devolvendo o estilo de vida ativo e o bem estar.
6. Previne lesões
O tratamento quiroprático interrompe possíveis lesões da coluna que podem resultar da evolução de determinadas condições de desalinhamento provocadas por esforços e posturas inadequadas.
Com isso, o método é um tratamento considerado estratégico para a saúde do trabalhador, prevenindo lesões por esforço repetitivo, muito comuns no meio profissional.
Conclusão
O tratamento com técnicas quiropráticas é capaz de oferecer muitas vantagens ao paciente, além de tratar e prevenir inúmeras doenças associadas diretamente no bom desempenho do indivíduo.
Além disso, o método não é invasivo e traz resultados rápidos aos tratamentos, atuando diretamente na qualidade de vida e saúde das pessoas. Aliás, a quiropraxia da coluna tem papel importante na prevenção de dores e tem ganhado cada vez mais espaço por se tratar de um método de terapia altamente eficaz.
Quer saber mais sobre problemas na coluna? Acesse o blog e fique por dentro de tudo.
Gostei muito, a minha dor de coluna não passa o que posso fazer?