Nossa coluna é composta por muitas estruturas, como, por exemplo, os ossos das vértebras e os discos intervertebrais. Nos orifícios dos ossos vertebrais, há o canal medular com os nervos e as ramificações nervosas da coluna.
A estenose é um estreitamento do canal medular, por onde passa a medula espinhal e os nervos. Isso pode resultar em incômodos para o paciente.
Então, se quiser saber mais sobre o problema, leia nosso artigo até o final e confira todas as nossas informações sobre o que é estenose lombar!
O que é estenose lombar?
Você já pesquisou sobre o que é estenose lombar? Trata-se do estreitamento do canal vertebral na região lombar.
Nossa coluna pode ser dividida entre as áreas cervical (pescoço e nuca), a torácica (meio das coisas) e região lombar (final da coluna). O canal vertebral contém a medula espinhal desde a porção cervical até a porção lombar alta. Quando falamos sobre o que é estenose lombar, nos referimos a um conjunto de processos do envelhecimento natural que ocorre na coluna lombar.
Estes processos envolvem a degeneração da superfície articular, ligamentos e diminuição da altura do intervalo entre os corpos vertebrais. A decorrência disso é uma compressão no canal central da coluna. Esse estreitamento pode comprometer tanto as raízes nervosas como a medula espinhal.
Como ocorre a estenose lombar?
Como falamos, a estenose lombar ocorre pelo estreitamento ósseo do canal medular. Em virtude de algumas situações clínicas, esse estreitamento acontece devido a um aumento da produção óssea em algumas regiões das vértebras.
Então, podemos dizer que as causas da estenose lombar podem ser congênitas, ou seja, desde o nascimento, ou adquiridas com o passar do tempo.
Pessoas com hérnia de disco, por exemplo, por uma defesa do organismo, já que o disco intervertebral fica desgastado ou fora do lugar, podem produzir esporões ósseos, conhecidos como “bicos de papagaio” (osteófitos).
Além disso, a estenose lombar também pode ocorrer por:
- Doença discal degenerativa;
- Espondilose;
- Doença de Paget;
- Osteoartrite;
- Espondilolistese com compressão da cauda equina;
- Artrite reumatoide;
- Espondilite anquilosante.
Quais são os sintomas da estenose lombar?
Estes são os sintomas mais comuns da estenose lombar:
- Dores no fim da lombar ou nos glúteos;
- Cansaço ou sensação de peso nas pernas;
- Dores nas pernas;
- Choque, formigamento ou cãibras nas pernas;
- Dificuldade para andar.
Pessoas com estenose lombar podem sentir dificuldade de andar, pois esse movimento piora os sintomas dolorosos do paciente. Frequentemente, é também relatado fraqueza nas pernas e sensação de formigamento nas plantas dos pés.
Os pacientes com estenose lombar sentem um alívio temporário dos sintomas quando inclinam o corpo para frente, como, por exemplo, ao empurrar um carrinho no supermercado, pois esse movimento suaviza a compressão dos nervos.
Facilmente, os sintomas da são confundidos com dores de origem vascular. Para diagnosticar a estenose lombar, é preciso fazer um exame físico, realizado médico especialista, assim como exames de imagem da coluna e dos vasos sanguíneos.
Os principais tratamentos da estenose lombar
Existem alguns tratamentos para a estenose lombar. Falaremos dos principais, porém, sempre lembrando que é ideal a busca por um médico especialista, tanto para realização do diagnóstico correto, como também para a indicação do tratamento adequado para cada paciente.
Apenas observação
Algumas pessoas descobrem o que é estenose lombar e que sofrem dessa doença quando vão fazer exames de imagem, mas não se queixam de nenhum sintoma. Neste caso, o ideal é observar e apenas consultar um médico para saber se é preciso fazer algo para tratar o problema.
Tratamento medicamentoso para estenose lombar
Alguns remédios são usados para controle de dor, como analgésicos simples, corticosteroides e analgésicos opioides. Neuromoduladores como gabapentina e pregabalina e antidepressivos também têm seu papel no controle da dor.
Em alguns casos, como, por exemplo, em pessoas idosas, é preciso evitar anti-inflamatórios devido a riscos de complicações renais e cardíacas.
Fisioterapia para tratamento da estenose lombar
A realização de fisioterapia pode ajudar no alívio da dor lombar e do incômodo irradiado para os membros inferiores. Esse tratamento visa a analgesia, descompressão neural por meio de manobras específicas, até exercícios de estabilização e fortalecimento muscular.
Infiltração na coluna
Apesar de possuir resultado limitado para tratamento da estenose lombar, as infiltrações possuem efeito anti-inflamatório.
Além disso, a estenose lombar também pode ser tratada por cirurgia, indicada em casos específicos, quando não ocorre melhora dos sintomas neurológicos com os outros tratamentos.
Ademais, pode haver indicação cirúrgica se houver dificuldade progressiva da marcha (distâncias percorridas se tornam progressivamente menores) ou na presença de dor irradiada para os membros inferiores que não melhoram com tratamento clínico.
A cirurgia na estenose lombar é feita visando a descompressão das estruturas nervosas acometidas. Outros casos onde a cirurgia pode ser indicada é quando há instabilidade mecânica associada (escorregamento ou deformidade vertebral) associada a artrodese (fusão).
Alguns casos de estenose lombar sem instabilidade mecânica que não melhoram com tratamento clínico podem ser tratados com descompressão microcirúrgica, como, por exemplo:
- Laminectomia tubular minimamente invasiva, realizada através de pequenos orifícios por onde se inserem estreitos tubos utilizados para dilatar a musculatura;
- Artrodese, feita para eliminar o movimento excessivo entre duas ou mais vértebras. Nestes casos são utilizados implantes, como o parafuso pedicular ou o espaçador.
Apesar de todo entendimento sobre o que é estenose lombar, não há evidência científica na literatura médica atual para prevenir a doença.
Entretanto, a prática regular de exercícios físicos específicos para manutenção de equilíbrio e tônus muscular lombar e abdominal atua na prevenção de sobrecarga das estruturas da coluna vertebral, diminuindo sintomas de dor na região lombar e na coluna vertebral como um todo.
Conclusão
Quando pesquisamos sobre o que é a estenose lombar, entendemos que se trata de uma doença que pode acometer muitas pessoas, pois tem como causa principal o envelhecimento. Portanto, se você sofre com dores na coluna, o ideal é sempre procurar um médico especialista para ter um diagnóstico assertivo e, principalmente, o tratamento adequado!
Gostou do nosso artigo? Tem dores nas costas e quer saber mais sobre este assunto? Então conheça a CEC e descubra como podemos te ajudar.