fbpx

Entenda o que é Estenose Foraminal

Conforme as pessoas entram em uma idade mais avançada, é natural que a coluna fique mais suscetível a diversas patologias. Sobretudo, por conta do desgaste que ocorre na região. Dentre elas está a estenose foraminal, uma doença que provoca o estreitamento dos túneis ósseos da coluna vertebral.

Esses túneis são pequenas aberturas, nas quais as raízes dos nervos espinhais saem da coluna com destino aos membros. Quando acometidos pela estenose foraminal, o espaço dos túneis diminui, dificultando a passagem dos nervos.

Dessa maneira, os pacientes sofrem com dores nas costas e pelo resto do corpo, além de outros sintomas, sendo imprescindível a avaliação de um especialista para diagnosticar o problema e tratá-lo.

Entenda mais sobre a estenose foraminal a seguir, assim como suas causas, sintomas e tratamento!

O que é estenose foraminal?

A estenose foraminal é a redução do tamanho de um ou mais forames, isto é, dos túneis ósseos situados entre as vértebras da coluna. Nessa condição, há uma interferência ou compressão na passagem das raízes dos nervos, os quais saem da coluna para chegar até os membros por meio dos forames.

Cada um dos níveis da coluna vertebral conta com um forame em ambos os lados. Assim, os nervos espinhais transitam entre todos eles. No entanto, quando identificado um quadro de estenose foraminal, essas aberturas ficam estreitas demais, causando problemas para o paciente.

Os túneis ósseos tendem a se contrair à medida que a coluna vertebral do indivíduo se degenera, prejudicando seus discos intervertebrais, vértebras, dentre outros tecidos.

Dito isso, vejamos quais são as principais causas que originam a estenose vertebral e os sintomas provocados pela patologia aos pacientes.

Principais causas da patologia

O estreitamento dos forames da coluna vertebral acontece, especialmente, por causa do envelhecimento. O desgaste dos discos da coluna em pessoas com idade mais avançada deixa-as mais sujeitas ao desenvolvimento da estenose foraminal, provocando um quadro chamado de espondilose.

Por isso, é mais comum encontrar pessoas com mais de 50 anos com estenose foraminal. No entanto, existem outras causas associadas à aparição da doença, nas quais se relacionam também com a degeneração da coluna, incluindo:

  • Hérnia de disco;
  • Artrite;
  • Espondilolistese;
  • Osteofitose;
  • Síndrome da articulação facetária;
  • Ligamentos da coluna mais grossos;

Ainda vale destacar que a genética do paciente, bem como algumas condições congênitas, podem ser determinantes para que o surgimento da estenose foraminal aconteça.

Entenda os sintomas da estenose foraminal

Assim, a dificuldade gerada na passagem das raízes nervosas provoca os seguintes sintomas:

  • Dor na coluna cervical;
  • Dor na coluna lombar;
  • Dor ciática;
  • Fraqueza nos membros superiores e inferiores;
  • Sensação de formigamento ou pontadas nos braços e pernas.

Geralmente, a manifestação dos sintomas ocorre de forma progressiva e sua intensidade varia de acordo com cada caso. Inclusive, algumas pessoas podem apresentar-se assintomáticas, mesmo com quadros importantes de estenose foraminal. 

Estenose foraminal: diagnóstico e tratamento

Entendidas as origens e os sintomas da estenose foraminal, saiba agora como esse problema pode ser solucionado por profissionais especializados no tratamento da patologia.

Diagnóstico

Primeiramente, para determinar se há realmente um quadro de estenose foraminal, o especialista fará uma avaliação clínica, examinando mobilidade da coluna, sensibilidade, forca e reflexos dos quatro membros. Naqueles casos onde há uma suspeita diagnóstica, exames complementares poderão ser solicitados, tais como ressonância magnética, tomografia computadorizada, radiografia e eletroneuromiografia.

Dessa forma, será possível perceber qual é a gravidade da doença, o quanto ela já se desenvolveu, e se há sintomas presentes na coluna do paciente que ainda são imperceptíveis.

Detalhe: é importante que o paciente comunique o que está sentindo para o profissional, ajudando-o na compreensão do problema.

Tratamento

O tratamento da estenose foraminal é definido de acordo com a gravidade do problema identificado no paciente. Em casos em que os sintomas são mais leves ou até moderados, e não prejudicam a vida diária do indivíduo de algum modo, o profissional irá prescrever um tratamento conservador, incluindo:

  • Medicação: analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, neuromoduladores e anti-depressivos, dependendo de caso a caso;
  • Fisioterapia ou atividade física: melhora a mobilidade, força e circulação, reduzindo dores e inflamação;
  • Correção postural: a postura alinhada reduz o estresse na região acometida pela doença;
  • Órtese: colar cervical ou colete lombar.

Em casos mais graves, pode não ocorrer melhora importante dos sintomas com o tratamento conservador. Nesses casos, o profissional pode indicar terapias cirúrgicas para tratar a estenose foraminal, como, por exemplo:

  • Infiltração na coluna;
  • Descompressão foraminal através da cirurgia endoscópica;
  • Laminectomia;
  • Foraminotomia aberta com ou sem artrodese.

Importante: a escolha entre os tratamentos cirúrgicos abertos ou minimamente invasivos, dependerá da condição do paciente, além da capacidade, experiência e preferência do profissional médico.

Conclusão

Por fim, a estenose foraminal é uma causa importante de dor na coluna, principalmente em indivíduos com idade avançada, gerando incômodos à medida em que não é tratada, já que além da coluna, ele prejudica o funcionamento dos membros superiores e inferiores também.

Dessa forma, assim que você perceber no seu corpo algum desses sintomas, não hesite em procurar ajuda de um ortopedista, realizando o diagnóstico correto para tratar a estenose foraminal.

O Doutor Vagner de Paiva é um médico cirurgião ortopedista, especialista em diagnosticar anomalias na coluna, assim como em realizar tratamentos e procedimentos cirúrgicos para deixá-la saudável.

Trata-se de um profissional com vasta experiência na resolução de problemas como a estenose foraminal, oferecendo sempre uma abordagem segura, que garante a manutenção do seu bem-estar e qualidade de vida.

Agende sua avaliação entrando em contato conosco e tenha uma excelente experiência no atendimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *