fbpx
dor nas costas

Dor nas costas: conheça 4 possíveis causas e o que fazer

Atualmente, a dor nas costas é muito comum na maioria da população. Quase todos já sofreram ou ainda sofrerão deste problema em algum momento da vida.

A correria do dia a dia, o estresse, a rotina, a falta de tempo para exercícios físicos e até a má postura na rotina de profissional, principalmente para quem trabalha na frente do computador, são fatores que influenciam diretamente na saúde da sua coluna.

Por isso, é muito importante dar atenção para suas costas: afinal, quando a coluna é lesionada, as consequências podem ser irreversíveis. Algumas boas práticas podem, por sua vez, colaborar muito para prevenir dores nas costas ou problemas relacionados à coluna.

Os desconfortos mais comuns são na região lombar e na região cervical. No entanto, se você tem algum sintoma, é necessário ficar ligado às possíveis causas. Nem sempre elas estão associadas a algum problema na coluna. A dor nas costas também pode ter origem em outros órgãos do corpo humano e atingir o local como por exemplo, infarto do miocárdio, infecções, cólica renal ou uterina, entre outros.

Os sintomas podem ser rápidos, constantes, leves ou intensos e podem ter inúmeros fatores de risco e formas de prevenção. Em alguns casos, pequenas mudanças nos hábitos podem ajudar a diminuir e até mesmo acabar com a dor nas costas.

No artigo de hoje, vamos falar sobre o tema e as principais causas. Confira a seguir!

Tipos de dor nas costas

Existem inúmeras causas que podem levar a dores nas costas. A seguir, trouxemos algumas das principais:

  • Dor na lombar: a lombalgia é caracterizada pela dor no final da coluna. A maior causa é a postura inadequada, além de hérnia de disco, infecções, inflamação, sedentarismo, obesidade, osteoporose, lesões causadas por esportes e traumas.
  • Dor na cervical: é a dor que aparece na parte de cima das costas. É uma das mais comuns e é ocasionada por distúrbios no sistema musculoesquelético, que vão desde contração muscular, artrite e hérnia de disco.
  • Espondilolistese: trata-se do escorregamento entre duas vértebras da coluna, podendo ocorrer em qualquer região, mas sendo mais comum na coluna lombar, devido a maior sobrecarga e a grande mobilidade da região
  • Torcicolo: essa é a dor que se dá próximo ao pescoço e trata-se da contração dos músculos localizados na região cervical.

Principais causas das dores nas costas

Como já falamos, existem muitas causas para a dor nas costas. Muitas delas podem estar associadas a problemas em outros órgãos do corpo. Por conta disso, é importante procurar um médico para entender a causa e fazer o tratamento adequado.

Confira algumas das principais causas que separamos:

1. Pedra nos rins

pedra nos rins

Muitas vezes, a dor nas costas pode ser confundida com algum problema de coluna. No entanto, a dor pode estar associada a pedra nos rins. Essa confusão é muito comum de acontecer pelo simples fato de os rins estarem localizados na parte de trás e sob as costelas.

Isso faz com que seja difícil identificar qual o ponto exato da dor. Assim, é importante ficar de olho na localização e na gravidade da dor nas costas, bem como em outros sintomas característicos, tais como: dor ao urinar, febre, náuseas, entre outros fatores que compreendem a pedra nos rins.

O cálculo renal, como também é conhecido, trata-se de formações endurecidas nos rins ou via urinárias, causadas pelo acúmulo de cristais na urina.

Como tratar: somente um médico poderá definir qual o melhor tratamento para pedra nos rins. No entanto, o indicado, em um primeiro momento, reduzir a ingestão de água. O tratamento pode ser feito com medicamentos, cirurgia ou litotripsia, na qual as pedras são bombardeadas por ondas de choque e se fragmentando, facilitando a eliminação pela urina.

2. Lesão muscular

lesão muscular

Outra causa muito comum da dor nas costas é a lesão muscular. O problema, também conhecido como distensão, acontece quando o músculo é esticado demais, causando rupturas nas fibras musculares ou de todo o músculo envolvido. Geralmente, as causas estão associadas a esforço excessivo durante algum exercício físico.

Como tratar: a primeira coisa a se fazer ao suspeitar de uma lesão muscular é colocar uma bolsa de gelo no local da dor. Quanto ao tratamento, o médico poderá sugerir repouso absoluto na região afetada e medicamentos como anti-inflamatórios via oral ou tópica. Em alguns casos, a fisioterapia também poderá ser indicada.

3. Dor ciática

dor ciática

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano e é formado por várias raízes nervosas que partem da coluna vertebral.
Quando existe algum problema como compressão ou inflamação, sintomas como dor nas costas, glúteos ou pernas começam a aparecer.

Isso pode acontecer devido a uma hérnia de disco, aumento do tônus, problemas degenerativos, entre outros.

Como tratar: para resolver o problema, é necessário procurar um médico. Geralmente, o profissional irá indicar alguns medicamentos, fisioterapia, atividades que ajudem a fortalecer e alongar os músculos da região ou, nos casos mais graves, a cirurgia.

4. Hérnia de disco

hérnia de disco

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre quando os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo ou devido a impactos repetitivos na coluna vertebral. A patologia causa dor nas costas e possui vários fatores de risco como sedentarismo, hereditariedade, postura inadequada, obesidade, entre outros.

Como tratar: o quadro pode ser revertido com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, repouso e sessões de fisioterapia. Em casos mais graves, uma cirurgia pode ser recomendada.

Quando procurar por um médico

Quando estamos sentindo dores nas costas, existem fatores de potencial gravidade que devem ser sinais de alerta: são as chamadas red flags. Devemos nos atentar a tais sinais e, ao identificá-los, é indicado procurar um especialista médico.

E quais são essas red flags? Aqui trazemos algumas das principais:

  • Dor nas costas após trauma local;
  • Histórico de câncer ou de doenças que levem a baixa imunológica;
  • Uso crônico de corticoides;
  • Febre ou calafrios ou dor persistente.

Estes são sinais perante os quais é fundamental a avaliação médica.

A causa de uma dor nas costas pode ser das mais variadas, como uma das que citamos acima ou até mesmo algum outro fator mais grave. Em todo caso, jamais faça tratamento ou tome remédios sem recomendação médica.

Dependendo de qual seja a causa da patologia, a situação pode se agravar se não for tratada. A procura pelo profissional é muito importante, pois somente ele é capaz de fazer o diagnóstico adequado sobre o problema e qual tratamento será realmente eficaz para acabar com a dor nas costas ou qualquer outro sintoma.

Está com dores nas costas? Entre em contato e agende sua consulta.

1 comentário em “Dor nas costas: conheça 4 possíveis causas e o que fazer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *