A cirurgia endoscópica de coluna é amplamente realizada em países como Coreia do Sul, Estados Unidos e Alemanha, e já é uma realidade no Brasil. Esse procedimento, anteriormente, era apenas utilizado para um grupo específico de patologias, porém com o desenvolvimento da tecnologia, novas indicações estão sendo descobertas e seu uso vem sendo ampliado.
Por ser menos invasivo, ele possui vantagens em relação à cirurgia aberta convencional. É um procedimento com menor tempo de internação, havendo casos em que pode ser feito com anestesia local. Já é possível também realizar essa técnica através de planos de saúde.
Mas o que é a cirurgia endoscópica de coluna?
A cirurgia endoscópica de coluna é uma técnica cirúrgica moderna e minimamente invasiva para tratamento de determinadas patologias da coluna. Através de uma incisão pequena, com menos de 2 cm, uma câmera com iluminação é introduzida, juntamente com instrumentos de alta precisão, que são direcionados para o alvo do problema.
Essa cirurgia existe há bastante tempo, porém, por possuir uma curva de aprendizado mais longa, demorou a se estabelecer. Ela tem indicações clássicas como hérnia de disco, estenose de canal vertebral e estenose de forame intervertebral, porém, com o avanço tecnológico, estão sendo descobertas novas doenças que estão começando a adotar o tratamento.
Qualquer cirurgia que necessite de uma visão privilegiada de dentro de um orifício, seja ele natural ou criado pelo canal de trabalho, pode utilizar o endoscópio para ser realizada. Sendo assim, a endoscopia é uma técnica que permite visualizar o local exato da doença, com aumento proporcional, através de monitores de alta definição.
Além das indicações clássicas, entre as doenças que podem ser tratadas através deste procedimento, estão: osteófitos (bico de papagaio), síndrome pós-laminectomia, cistos e tumores.
Vantagens da cirurgia endoscópica de coluna sobre a cirurgia aberta convencional
A maior diferença entre uma cirurgia aberta convencional e uma cirurgia endoscópica de coluna é a forma de visualizar a área afetada. Na convencional, são feitas incisões maiores na pele (os cortes) e a coluna é acessada através de visualização direta. Nesse processo, estruturas importantes podem ser parcialmente ou completamente afetadas.
Essas estruturas danificadas, que no geral, são ligamentos e musculatura, podem causar dor e disfunção. Na cirurgia endoscópica de coluna, o cirurgião enxerga através de um sistema que garante boa iluminação e visualização da área, através de um monitor de alta qualidade.
Essa maneira menos invasiva de acessar o local promove algumas vantagens que estão descritas abaixo:
- Pode ser feita com anestesia local e sedação;
- Por eliminar o risco da anestesia geral, não há limite de idade ou condição física para ser realizada;
- É possível conversar com o paciente durante a cirurgia;
- A incisão feita na pele é menor;
- Evita o descolamento do músculo do osso, fazendo apenas a separação das fibras musculares;
- É um procedimento mais rápido;
- O sangramento é mínimo;
- A recuperação é mais rápida e ocorre menos dor pós-operatória;
- É um procedimento ambulatorial e o paciente pode ir embora no mesmo dia;
- O paciente pode retornar mais rapidamente ao trabalho;
- Existe uma baixa taxa de infecção;
- Possui alto índice de sucesso.
Planos de saúde e cirurgia endoscópica de coluna
A cirurgia endoscópica de coluna não fazia parte dos procedimentos obrigatórios dos planos de saúde. Porém, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aprovou em 24 de fevereiro de 2021 a Resolução Normativa (RN) nº 465/2021, que atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
Essa medida entrou em vigor no dia 1º de abril do mesmo ano. Ela é válida para os beneficiários de planos de saúde que fazem parte dos planos novos, aqueles contratados a partir de 02 de janeiro de 1999. Também é válida para os usuários de planos contratados antes dessa data, mas que foram adaptados à lei dos planos de saúde.
Nessa medida, entre os procedimentos obrigatórios incluídos na cobertura dos planos de saúde, está a endoscopia da coluna vertebral para tratamento da hérnia de disco lombar e a artroplastia discal de coluna cervical.
Apesar da ANS ter aprovado o procedimento apenas para essas patologias, a cirurgia endoscópica de coluna também é utilizada para diversas outras doenças que causam compressão de nervos.
Importância de consultar um profissional qualificado
Segundo a OMS, 80% da população tem algum problema na coluna, sendo a dor nas costas a principal queixa entre os indivíduos com menos de 45 anos. Isso corresponde a milhões de pessoas que podem estar com a qualidade de vida comprometida por conta de doenças na coluna vertebral.
A dor na coluna pode aparecer a qualquer momento e, muitas vezes, desaparece sozinha. Porém, em 40% dos casos, essa dor pode ser crônica, e durar mais de três meses. Se ela se manter constante por 1 mês, já é preciso procurar uma consulta médica com um especialista em coluna.
Esse especialista deve estar sempre atualizado a respeito das tecnologias mais recentes que podem ser usadas no diagnóstico e no tratamento de problemas de coluna. E é importante pesquisar os profissionais mais qualificados e bem indicados do mercado. Você pode realizar essa pesquisa pela internet.
Na maioria dos casos, o problema é simples de tratar. Mas, existem outros mais graves, que precisam de tratamento adequado para não se tornarem crônicos. Por isso, é muito importante consultar um profissional qualificado, que consiga reconhecer e descobrir a causa da dor, de forma rápida e eficiente, para minimizar as suas complicações.
Quanto mais cedo for detectada a necessidade de realização de uma cirurgia endoscópica de coluna, maiores são as chances de obter sucesso no procedimento. Um profissional qualificado será capaz de reconhecer a necessidade, realizar esse procedimento e oferecer todas as informações necessárias que um paciente precisa.
O Centro Especializado da Coluna presta atendimento de excelência na área e conta com uma equipe altamente especializada. Todos com formação na área de Cirurgia da Coluna Vertebral, bem como com experiência profissional nacional e internacional.
O Doutor Vagner de Paiva é médico cirurgião ortopedista, especializado em tratamentos e cirurgia da coluna vertebral, qualificado e com experiência para realizar cirurgia endoscópica de coluna de forma segura e eficaz.
Para saber mais sobre o assunto acesse o nosso site e agende a sua avaliação através do nosso contato.