Não é segredo para ninguém que o cigarro é um dos maiores vilões da saúde. Ele é um fator que desencadeia diversas doenças e, inclusive, há grande relação entre cigarro e dor nas costas ou com o famoso ciático. O hábito é responsável por 3% de todas as mortes por câncer nos Estados Unidos.
Além disso, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tabagismo é a principal causa de mortes em todo o mundo. Autoridades de saúde o consideram o grande vilão da qualidade de vida de toda a população. O cigarro é tão prejudicial que causa doenças pulmonares, cerebrovasculares e ainda provoca cerca de 7 milhões de óbitos por ano.
Só no Brasil o registro é de 400 mortes por dia causadas pelo tabagismo. Aliás, ele está diretamente relacionado a mais de 50 doenças. E, não é à toa que a relação entre cigarro e dor nas costas ou ciático é muito comum. Afinal, ele é o causador de diversas doenças respiratórias e do coração, além de ser responsável por dores constantes na região da coluna. Quer saber como isso ocorre? Confira o artigo completo e descubra.
Qual a relação entre cigarro e dor nas costas?
A relação entre cigarro e dor nas costas ou ciático foi comprovada em um estudo feito com mais de 220 mil pessoas pela University College London (UCL). De acordo com a reportagem sobre a pesquisa publicada na BBC, a pesquisa apontou que fumar causa mudanças permanentes no corpo.
Os pacientes foram analisados entre 2009 e 2013 e foram classificados em três categorias: as que fumam diariamente, as que nunca fumaram e as que já fumaram, mas conseguiram largar o hábito. Fumantes e ex-fumantes alegaram ter muito mais dores do que aquelas que nunca fumaram. Ou seja, o tabagismo estava ligado a viver com mais dor, mesmo depois de parar de fumar.
Além de causar câncer na garganta, na língua e prejudicar o pulmão, a relação entre cigarro e dor nas costas ou ciático, é que o tabaco promove uma vasoconstrição, ou seja, diminui a chegada de sangue próximo do disco intervertebral, o que influencia diretamente na degeneração do disco e, consequentemente, na hérnia.
Sem contar que o tabagismo pode aumentar também as dores musculares e articulares. Tudo isso, associado ao processo de envelhecimento, aumenta ainda mais as chances de doenças articulares, como artrites e artroses em todo o corpo e, especialmente, na coluna vertebral.
Como o tabagismo afeta a coluna?
Algumas décadas de pesquisa provaram a relação entre cigarro e dor nas costas. Os ingredientes de compostos ativos na fumaça produzida por quem faz uso do cigarro provam como a coluna vertebral pode ser afetada. Veja quais os principais problemas causados:
Doença Degenerativa do Disco
A relação entre cigarro e dor nas costas também está diretamente ligada à doença degenerativa do disco. O problema é uma condição onde os discos vertebrais enfraquecem, deixando de exercer suas funções de amortecer o impacto entre as vértebras.
A situação faz parte do processo de envelhecimento. No entanto, ao usar nicotina, a degeneração do disco intervertebral pode ocorrer mais rapidamente, causando danos às células no anel e também no núcleo. Estudos apontam que a ação da nicotina causa um efeito tóxico diretamente nestas células, prejudicando a capacidade funcional. Além disso, o tabagismo causa uma aceleração da degeneração dos discos que já estão danificados.
Redução da Mobilidade
Não é novidade que quem fuma sofre danos pulmonares e isso prejudica também a prática da atividade física. O pulmão é um órgão muito importante do sistema cardiovascular e a fumaça inalada faz com que ele enfraqueça.
Com isso, qualquer esforço, por menor que seja, como subir uma escada, pode ser doloroso e difícil. Além disso, a prática de exercícios físicos é muito importante para a saúde da coluna, e o tabagismo dificulta a atividade.
Problemas na circulação sanguínea
Já foi comprovado que a nicotina prejudica a circulação sanguínea e a relação entre cigarro e dor nas costas, neste caso é que os vasos são importantes para a nutrição dos discos da coluna vertebral. O tabagismo causa o estreitamento e a constrição dos vasos, fazendo com que a deterioração dos discos seja acelerada.
Osteoporose
A perda da densidade óssea causa osteoporose, deixando os ossos mais frágeis e consequentemente suscetíveis a fraturas. Apesar de existirem diversos fatores de risco, existe aí uma forte relação entre cigarro e dor nas costas, devido à perda dessa densidade.
Outras Complicações do Tabagismo à Saúde da Coluna
Além dos problemas que já citamos e que criam uma relação entre cigarro e dor nas costas, existem diversas outras complicações causadas pelo tabagismo à saúde da coluna.
Entre eles está o atraso da cicatrização das fraturas, já que a nicotina interrompe o crescimento de células essenciais para a cura. Além disso, ela reduz o suprimento de sangue e o oxigênio necessário para a recuperação.
Parar de fumar é a solução para a saúde da coluna!
Agora que já sabemos qual a relação entre cigarro e dor nas costas, chegamos à conclusão de que, neste caso, a melhor solução para garantir a saúde da sua coluna é parar de fumar.
Indivíduos que interrompem o hábito do tabagismo tendem a diminuir o desconforto da dor nas costas e aumentar sua sensação de bem-estar. Parar de fumar ajuda a prevenir diversas doenças ósseas, articulares, musculares e cardiovasculares. Isso tudo, associado a uma boa alimentação e hábitos saudáveis, reduz significativamente a probabilidade de um indivíduo vir a ter problemas na coluna.
Além disso, se você planeja fazer qualquer tipo de cirurgia, seu médico pedirá que você pare de fumar muito antes do procedimento para evitar efeitos colaterais que possam impedir sua recuperação.
Ao sentir qualquer sintoma relacionado a dores nas costas, procure um especialista. Se você ainda tem dúvidas, agende uma consulta com o Doutor Vagner de Paiva e descubra os melhores tratamentos para dores na coluna!