Conforme vamos crescendo, principalmente durante a puberdade, é comum que casos de escoliose apareçam.
Em algumas situações a escoliose é mais complicada, e em casos severos é preciso realizar a temida cirurgia para ter a chance de corrigir futuros problemas na coluna. Entretanto, essa cirurgia é uma entre as opções que podem resolver o problema, além dos coletes para acertar as costas e impedir que o paciente tenha dores cada vez mais intensas.
Sabendo que este é um tema que pode gerar muitas dúvidas, separamos algumas informações para quem tanto teme este procedimento. Continue acompanhando o artigo para entender mais sobre o problema e como funciona a cirurgia de escoliose, bem como seu período de recuperação!
Como ocorre a escoliose?
Infelizmente, a maior parte dos casos de escoliose não pode ser evitada, pois é um processo natural do crescimento e desenvolvimento do corpo humano. Como informado anteriormente, costuma acontecer durante a puberdade, mas é muito comum em toda a população.
A maneira mais fácil de perceber a escoliose é em relação às dores excessivas nas costas, além de desnivelamento entre os ombros, quadris ou, até mesmo, entre os lados da cintura.
Entendendo esses possíveis problemas, é preciso frequentar um médico especializado o mais rápido possível para ter um diagnóstico adequado da situação. Os médicos farão exames para averiguar a situação, incluindo o raio-x, para se ter uma foto da coluna do paciente e conseguir entender melhor quais procedimentos precisam ser feitos.
Cada caso é individual, podendo dispensar a realização de cirurgia, tudo dependerá do quanto a coluna vertebral já está afetada. Assim, dependendo do nível do problema, o médico pode recomendar algumas sessões de fisioterapia e utilizar cintas corporais que ajudem a controlar a situação.
Quanto tempo dura a cirurgia de escoliose?
Por ser um procedimento extremamente delicado, a cirurgia de escoliose pode durar de 3 a 5 horas no total, dependendo — mais uma vez — de cada um dos casos.
A idade do paciente, bem como o grau de deformidade, pode contribuir para que a cirurgia seja mais rápida ou não. Além disso, em qualquer caso é necessário que o paciente tome uma anestesia geral para “adormecer” e não sentir nenhuma dor durante o procedimento.
Recuperação da cirurgia de escoliose
Com a finalização completa da cirurgia, os pacientes precisam ficar de repouso no hospital de três a quatro dias antes de receberem alta.
Já no primeiro dia após a cirurgia, o paciente pode sentar e andar no corredor do hospital, com o auxílio do fisioterapeuta.
A volta para o trabalho ou para a escola só é recomendada a partir de no mínimo duas semanas em repouso. Tudo pode depender do caso do paciente.
É possível prevenir a escoliose?
Este não é um caso que seja possível prevenir, pois como informado anteriormente, a escoliose geralmente ocorre por uma alteração do crescimento ósseo, motivo pelo qual se torna mais grave durante o estirão do crescimento da puberdade.
As dores nas costas podem ou não ser muito recorrentes, mas precisam ser tratadas de imediato para que naqueles casos em que o tratamento não cirúrgico não apresentou o resultado esperado, o procedimento cirúrgico seja feito da melhor forma possível e com maior foco em bons resultados.
Existem outros problemas que as dores nas costas podem alertar?
Esta ocasião é a mais específica, e como informado anteriormente nem sempre o problema é passível de cirurgia.
Para entender melhor que outros problemas as dores nas costas podem alertar, você pode acessar agora o site do Dr. Vagner de Paiva e conferir outros textos informativos.
O Dr. Vagner de Paiva, com suas inúmeras especializações, alcançou a expertise necessária para entender o problema de seus pacientes e oferecer o tratamento correto para suas dores.
Portanto, não tenha dúvidas. Em casos de dores, para evitar problemas de coluna vertebral, procure o Centro Especializado da Coluna, conheça o Dr. Vagner de Paiva e tenha uma vida mais tranquila, sem dores e com muito mais conforto.
Entre em contato e agende agora mesmo uma consulta!