Devido à pandemia, a quantidade de tempo em que ficamos parados na mesma posição, sem nos exercitarmos e nos tornando cada vez mais sedentários, aumentou consideravelmente.
Como consequência, problemas relacionados à coluna começaram a surgir com mais frequência, ao passo que doenças como o cisto sinovial na coluna – que tem sua causa associada a problemas crônicos na região lombar – passou a ser motivo de preocupação para muitas pessoas.
Entretanto, embora problemas relacionados à coluna precisem ser tratados com seriedade desde a aparição dos primeiros sintomas, infelizmente, é comum presenciarmos pessoas indiferentes com relação a esses incômodos, deixando para procurar um especialista somente após o agravamento do quadro clínico.
Assim, considerando todas as complicações que envolvem a coluna vertebral, bem como todos os problemas e incômodos relacionados a essa região do corpo, decidimos abordar, nesse texto, o que é o cisto sinovial na coluna e quais são os seus sintomas.
O que é articulação sinovial?
Primeiramente, antes de adentrarmos no tema principal do texto e com a finalidade de contextualizarmos tudo que será falado a seguir, é necessário explicar para você o que é a articulação sinovial.
Basicamente, a articulação sinovial é um tipo comum de junta do corpo humano, a qual é envolvida por uma membrana sinovial e possui uma espécie de fluido dentro de si. Esse fluido, por sua vez, é chamado de líquido sinovial, responsável por manter as articulações lubrificadas.
O que é Cisto sinovial na coluna e qual a sua causa?
Antigamente, médicos de todo o mundo não conseguiam decifrar as reais causas do cisto sinovial na coluna, o que levou as pessoas a acreditarem que esse abscesso ocorria de forma arbitrária e sem nenhuma causa específica. Entretanto, com o passar do tempo, descobriu-se que o nível de propensão conferido a uma pessoa com relação ao desenvolvimento de um cisto na coluna, está intrinsecamente ligado à forma da sua lordose.
Dessa forma, cisto sinovial na coluna são pequenos bolsões formados a partir da degeneração da membrana sinovial (que envolve a articulação). Além disso, dentro desses pequenos sacos, podemos observar a presença do líquido sinovial, proveniente das articulações da coluna.
Onde o cisto pode aparecer?
O cisto sinovial na coluna, como o próprio nome já diz, costuma aparecer na própria coluna, sobretudo entre as vértebras L4 e L5, frequentemente acometendo pacientes com mais de 40 anos.
Entretanto, por estar diretamente ligado às articulações do corpo humano, o cisto sinovial pode aparecer em outros lugares também, como no punho, na mão, nos pés e nos tornozelos.
Quais os principais sintomas do cisto sinovial na coluna?
É preciso ter em mente que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, já que as manifestações da doença dependem muito da localização do cisto e também do seu tamanho. Entretanto, por serem bastante comuns na coluna lombar, dores na região, formigamento e perda de força nas pernas causado pela compressão das raízes nervosas, são alguns dos sintomas mais comuns.
Por fim, vale lembrar que esses sintomas costumam ser aliviados na posição sentada, uma vez que essa posição é responsável pelo aumento do canal vertebral, aliviando assim a pressão nos nervos.
Como os cistos sinoviais são diagnosticados?
A detecção dos cistos sinoviais da coluna pode ser realizada através de ressonância magnética e tomografia computadorizada. Fora isso, procedimentos envolvendo Raio-X também são necessários, com a finalidade de indicar o grau de degeneração das articulações facetárias, bem como a localização de outros problemas que podem estar causando instabilidade e contribuindo para a manutenção do cisto.
O cisto sinovial na coluna pode se desenvolver para um câncer?
Frequentemente, sempre que nos referimos a cistos, estejam eles em qualquer lugar do corpo, logo vem à mente a sua associação a tumores malignos. Entretanto, se tratando do cisto sinovial na coluna, essa possibilidade pode ser descartada prontamente, uma vez que esses abscessos são cavidades com líquido sinovial totalmente benignos.
Existe a possibilidade dos cistos retornarem?
Esse é um questionamento muito comum entre as pessoas que possuem esse tipo problema, e a resposta para essa pergunta é bastante simples: em suma, nos casos onde a cápsula foi retirada por completo, não há risco de reincidência. Entretanto, com relação aos pacientes que optaram por infiltrações ou bloqueios para aliviar a dor, as chances de recidiva são factíveis.
Como deve ser o seu tratamento?
Primeiramente, é necessário avaliar o grau de desconforto do paciente antes de dar início a qualquer tipo de tratamento. Isso porque, caso o cisto sinovial na coluna não apresente nenhuma forma de sintoma, nenhuma ação precisará ser tomada.
Entretanto, caso o paciente esteja apresentando um grau de desconforto leve/moderado, pode ser aconselhado a suspensão de atividades mais pesadas, como a academia, por exemplo. Nesse sentido, remédios para dor mediante prescrição médica, além de tratamentos conservadores envolvendo infiltrações e fisioterapia, também podem trazer bons resultados.
Por fim, caso as dores sejam tão intensas a ponto das medicações e tratamentos não surtirem efeito, o melhor a se fazer é procurar um especialista, já que nesses casos uma cirurgia pode ser o mais recomendado.
Como é a cirurgia para o cisto sinovial?
A princípio, com relação à cirurgia para retirada dos cistos sinoviais, métodos minimamente invasivos podem ser utilizados durante o procedimento. Em outras palavras, caso o único problema do paciente esteja ligado à dor, a punção do cisto, aliado ao bloqueio das raízes nervosas atingidas, pode ser realizado sem maiores problemas. Podemos optar também pela retirada do cisto através da cirurgia endoscópica.
Após a cirurgia, em quanto tempo pode-se voltar a praticar atividades físicas?
Por fim, a boa notícia fica por conta dos procedimentos relativamente simples e pouco invasivos, que fazem com que o paciente não precise ficar meses sem praticar atividades físicas ou até mesmo de repouso absoluto.
Dessa forma, embora o repouso seja um aspecto importante durante a fase de recuperação, uma vez realizada a cirurgia do cisto sinovial na coluna, o paciente estará apto a retomar todas as suas atividades físicas logo após um período de 4 semanas de descanso.
O Doutor Vagner de Paiva é médico ortopedista, especializado em tratamentos e cirurgia da coluna vertebral, qualificado e com experiência para realizar cirurgia minimamente invasiva da coluna da forma mais segura possível.
Quer saber mais? O que acha de entrar em contato conosco para passarmos mais informações?