Apesar da gestação ser um momento único na vida da maioria das mulheres, muitos incômodos podem acontecer. Muitas gestantes, inclusive, relatam fortes dores nas costas, que não existiam anteriormente.
Essa situação ocorre com 8 entre 10 mulheres, principalmente no terceiro trimestre da gravidez, e geralmente não se trata de nada grave. O sintoma, também chamado de lombalgia, é muito comum durante a gestação, porém, isso não significa que seja impossível minimizar esse desconforto!
Por que as gestantes sentem mais dores nas costas?
O corpo da mulher passa por uma transformação muito grande, principalmente com o crescimento do bebê dentro do útero. Para suportar esse desenvolvimento, o útero precisa crescer e, por isso, toda região abdominal passa por uma reorganização.
O aumento de peso corporal faz com que a musculatura que sustenta a coluna fique sobrecarregada, especialmente na região lombar.
Dessa forma, o centro de gravidade do corpo da mulher muda, forçando os nervos da coluna vertebral. E não é só por isso que as gestantes sentem mais dores nas costas. Outra razão são as alterações hormonais.
Dentre todas as mudanças que acontecem durante a gestação, existe a liberação do hormônio relaxina, que promove maior flexibilidade das articulações pélvicas, causando também mais inflamações e dores.
Ocorre ainda aumento importante do nível de estrogênio, amolecendo ainda mais as articulações pélvicas. O processo ocorre para permitir a passagem do bebê no momento do nascimento.
Existe certamente uma sobrecarga do corpo da gestante, que terá de sustentar 2 corpos por cerca de 40 semanas. Por todos estes motivos, as gestantes sentem mais dores nas costas.
O que pode ser feito para aliviar as dores nas costas das mulheres grávidas?
A princípio, todo o incômodo acontece durante a gestação, e deve passar tende a melhorar após o nascimento do bebê.
Mas, veja a seguir 5 dicas para você diminuir esse desconforto durante a gestação. Afinal, 40 semanas pode não passar tão rápido quanto imaginamos!
1. Cuidado com o ganho de peso
Essa é uma dica que deve ser seguida desde o começo da gestação. É de suma importância manter uma alimentação saudável durante a gestação, para que o ganho de peso fique dentro do “esperado”, entre 9 e 14kg.
Lembre-se sempre que quando as gestantes sentem mais dores nas costas, o excesso de peso provavelmente ajuda a aumentar o incômodo.
2. Não carregue muito peso
Sua coluna já está sobrecarregada com o peso do bebê, portanto, tente não aumentar ainda mais esse impacto.
3. Gestantes sentem mais dores nas costas devem ficar atentas aos calçados
Sapatos com salto alto e as famosas rasteirinhas fazem com que a coluna ganhe uma curvatura maior na região lombar. O ideal é escolher sapatos com saltos pequenos e largos, de até 3cm.
4. Atenção com sua postura
Gestantes não podem ficar muito tempo sentadas, bem como com a postura incorreta. Esses hábitos são prejudiciais. Por isso, evite posições em que a coluna não fique ereta.
5. Converse com seu médico sobre fazer atividades físicas
Quando permitido pelo obstetra, a prática de algumas atividades físicas podem ser um alívio incrível para as gestantes que sentem mais dores nas costas. Caminhadas, pilates, hidroginástica são só algumas opções muito praticadas pelas grávidas durante toda a gestação.
Além disso, o alongamento deve ser uma prática constante para evitar crises de dor na coluna na gravidez.
O que fazer se as dores continuarem?
Primeiramente, entenda que é um período de adaptação do seu corpo, que logo vai passar. Isso já ajuda a transitar por esse momento com mais tranquilidade.
Porém, se você é do grupo das gestantes que sentem mais dores nas costas, use uma destas alternativas de alívio da dor:
- Use compressas de água quente na região;
- Tome um banho com água morna;
- Use um travesseiro entre as pernas durante o seu sono;
- Converse com seu médico sobre a liberação para uma massagem.
Quando é preciso se preocupar com as dores nas costas?
Como já falamos, é normal sentir esse desconforto, porém, existem casos que precisam ser avaliados com mais cuidado.
- Quando as gestantes sentem dores nas costas acompanhadas por febre. A febre pode ser um sinal de infecção, portanto requer uma atenção imediata.
- Se você sente dor ao urinar ou sangue na urina. Essa situação é preocupante porque infecções na bexiga causam contrações no útero.
- Fique atenta aos sangramentos vaginais. Sua dor nas costas com o sangramento pode significar que algo mais grave está acontecendo, inclusive um parto prematuro.
- Algumas gestantes sentem mais dores nas costas acompanhadas por dormência. Essa sensação pode ser causada por uma compressão do nervo ciático, que conecta a coluna à parte inferior do corpo e talvez signifique um parto prematuro.
- Quando a dor acontece após um trauma físico. Se você sofreu um acidente como uma queda e começou a sentir dores nas costas, é importante verificar se não há nenhuma lesão que deva ser tratada.
Conclusão
As gestantes sentem mais dores nas costas, isso é um fato. Porém, essa é uma situação normal frente a todas as mudanças que acontecem no corpo da mulher durante toda a gestação.
Entretanto, como qualquer outro desconforto nesse período, se sua dor for muito forte ou mesmo se for algo novo, que você nunca sentiu, é de suma importância procurar um médico especialista. Apesar de sabermos de todas as alterações, a maioria das mulheres não imagina o quanto seu corpo terá que se adaptar nesse curto espaço de tempo.
Por fim, durante o período da gestação, apesar de não ser necessário se desesperar por qualquer sensação estranha, todo cuidado é pouco.
Como tudo é novo, fica difícil diferenciar o que é normal e o que deve ser tratado, portanto, procurar um médico especialista é muito importante para dar tranquilidade e conforto nessa fase tão desafiadora. Fica a dica!