As dores nas costas estão cada vez mais presentes nos consultórios médicos. Normalmente, isso ocorre por conta do envelhecimento natural do corpo ou por algumas lesões frequentes de coluna.
Porém, o que acontece é que muitos acabam tendo esses problemas devido à má postura, excesso de peso e pela falta de atividade física.
É importante consultar um médico ortopedista sempre que sentir fortes dores nas costas, principalmente se ela não melhorar ou caso apareçam outros sintomas. Existem algumas lesões de coluna mais frequentes que, sabendo como acontecem, podemos evitar.
As 3 lesões de coluna mais frequentes
O objetivo da coluna vertebral é dar sustentação ao corpo humano, porém, quando ela sofre sobrecarga, acaba ficando mais vulnerável a diversos tipos de lesões. Quando a lesão na coluna ocorre, as dores e incômodos no dia a dia são inevitáveis.
Como a coluna é o que basicamente sustenta o nosso corpo, quando ela não está bem, pode afetar também outras partes do corpo, causando sintomas como indisposição e perda de equilíbrio.
As lesões de coluna mais frequentes podem ser causadas por diversos fatores e em diversos tipos de pessoas. Quando conhecemos o que está causando o problema, podemos evitar com a simples mudança de alguns hábitos.
1. Hérnia de disco
Quando um disco intervertebral enfraquece e se desloca da sua posição, causando dores e desconfortos, chamamos de hérnia de disco. Esta é uma das lesões de coluna mais frequentes.
Para que você entenda, o disco intervertebral evita que os ossos sofram atrito. Por causa de alguns fatores, eles podem se deslocar em certas regiões do nosso corpo como a lombar, a cervical ou a torácica.
Normalmente, a hérnia de disco causa dor na coluna e o sintoma pode se espalhar para outros locais, como os braços e as pernas.
Causas
A principal causa dessa lesão na coluna a predisposição genética, sendo que a má postura no dia a dia e o fato da pessoa não levantar corretamente objetos pesados aumentam o risco da ocorrência dessas lesões.
É comum observarmos trabalhadores como pintores, serventes, motoristas, pedreiros com hérnia de disco, por conta da sobrecarga que colocam na região das costas. A hérnia de disco também pode afetar atletas de esportes que exercem muita pressão sob a coluna.
Geralmente, a hérnia de disco começa a surgir por volta dos quarenta anos, porém, por conta da má conduta, ela pode surgir até mesmo antes dessa idade.
Como tratar
Como todo tratamento de lesões de coluna mais frequentes, o da hérnia de disco deve ser feito por um médico ortopedista, que pode indicar desde repouso à fisioterapia e remédios anti-inflamatórios.
Os casos mais graves desse tipo de lesão da coluna, podem ser tratados com cirurgia para remoção da hérnia.
Como evitar
Existem algumas coisas que podem ser feitas para evitar esse tipo de lesão na coluna, como por exemplo, manter uma boa postura, principalmente para aqueles que trabalham carregando peso.
Para as mulheres, o ideal é evitar o uso contínuo de sapatos de salto alto. Manter o peso ideal e realizar treinos de fortalecimento da coluna também podem ajudar a evitar a hérnia de disco.
Ainda para os trabalhadores que necessitam levantar peso, uma dica é usar equipamentos de segurança e estabilizadores como uma medida preventiva.
2. Lombalgia
A maioria das pessoas já sentiu dores na região lombar em algum momento da vida. Essa dor pode ser intensa e logo passar, como também pode ser constante. Várias condições podem gerar a lombalgia, como lesões musculares, artrose das articulações da coluna, hérnias de disco e infecções.
Essa lesão na coluna pode acontecer após um movimento específico ou, até mesmo, por causa de desgaste relacionado à idade.
Como tratar
O tratamento mais comum para esse tipo de lesão na coluna baseia-se no repouso, ingestão de relaxantes musculares, anti-inflamatórios e analgésicos.
Normalmente, estas medidas são suficientes para acabar com as dores. Porém, se a dor persistir ou piorar é importante o paciente ser avaliado por um especialista.
Como evitar
A melhor forma de evitar a lombalgia é manter a boa postura e manter a coluna bem equilibrada. Também é possível fortalecer essa região com exercícios específicos, como alongamentos rotineiros.
Deve-se evitar também o sobrepeso e trabalhos ou exercícios com pesos extremos. O ideal é não permanecer curvado por muito tempo e, sempre que se abaixar, dobrar os joelhos ao invés da coluna.
3. Lesão na medula espinhal
A lesão na medula espinhal ou lesão medular acontece quando a medula espinhal sofre algum dano, isso faz com que a comunicação entre o cérebro e o corpo fique prejudicada.
De modo geral, quanto mais alta for a lesão na coluna, mais o organismo é afetado. Os casos mais graves de lesão na medula espinhal podem deixar o paciente paraplégico ou, até mesmo, tetraplégico.
Porém, nem sempre esse tipo de lesão resulta em paralisia e dificuldades de movimento. Em alguns casos, pode fazer com que a pessoa apresente perda de sensibilidade, como o formigamento.
Na maioria dos casos, são acidentes que provocam a lesão medular.
Como tratar
Nesse tipo de lesão na coluna o tratamento é muito variado, pois precisa estar de acordo com a gravidade da lesão e o que a ocasionou. Porém, deve ser feito de forma imediata para evitar sequelas.
Como evitar
Como já mencionado, são os acidentes que mais provocam esse tipo de lesão na coluna. Por isso, o melhor modo de prevenção é evitar situações de risco, utilizando equipamentos de segurança, como o cinto de segurança em automóveis.
Também deve ser usada proteção ao realizar tarefas ou serviços informais, como ao pintar ou consertar a casa. O melhor é sempre contratar alguém que seja profissional para realizar essas tarefas.
Procure se prevenir! Infelizmente, as lesões de coluna mais frequentes podem se tornar um problema para o resto da vida. Como em todos os casos de lesões na coluna, procure sempre por um especialista.