A endoscopia da coluna é uma intervenção de baixa invasão, que auxilia a visualizar a área prejudicada, por meio de um equipamento chamado endoscópio, que consiste num tubo metálico equipado com iluminação e uma câmera.
Light source: fonte de luz, working channel: cânula de trabalho, irrigation channel: cânula de irrigação, camera: câmera.
Através do procedimento, é possível, também, captar imagens de vídeo ampliadas e realizar a inserção de instrumentação cirúrgica que seja necessária para sanar os danos à coluna sem que haja necessidade de romper os músculos do paciente.
A realização dessa intervenção mais branda oferece a possibilidade ao médico de coluna de proporcionar qualidade de vida e alívio do sofrimento dessa região corporal que muito prejudica a qualidade de vida do paciente.
Inclusive, no momento da realização do procedimento, pacientes idosos ou com condições especiais podem receber apenas uma anestesia local ou sedação leve para inibir os desconfortos, reduzindo riscos trazidos em cirurgias.
Nesse texto, falamos um pouco mais sobre a endoscopia da coluna e as principais informações sobre o procedimento. Dessa forma, você que sofre com problemas na coluna e busca saber mais sobre os tratamentos possíveis, fica por dentro do que pode ser recomendado por um médico de coluna.
Para entender melhor sobre o assunto e saber onde encontrar um especialista em coluna para te ajudar, continue a leitura.
Endoscopia da coluna: o que é e quando fazer?
A endoscopia da coluna é uma técnica realizada por meio de uma incisão com menos de 1cm e utilização de instrumentos específicos, que fornecem ao médico de coluna a visualização da coluna vertebral e a oportunidade de tratar a região.
A endoscopia da coluna visa a diminuição da dor relacionada a problemas na coluna, por exemplo, na hérnia de disco, onde é possível tratar ainda outros conflitos como as estenoses vertebrais e dos forâmes neurais, que é o estreitamento dos canais neurais da coluna vertebral.
A endoscopia da coluna é indicada em situações em que o tratamento clínico inicial não gerou resultados. Dessa forma, além da remoção da hérnia, a técnica realizada por um médico de coluna permite a descompressão das raízes nervosas, gerando, assim, alívio da queixa de dor do paciente.
Hérnia de disco é a doença que mais necessita de uma endoscopia da coluna
Na maioria dos casos em que a endoscopia da coluna é indicada, são originados de casos de pacientes com hérnia de disco.
Por hérnia de disco, entendemos o deslocamento da estrutura responsável por amortecer o impacto entre as vértebras da região. A movimentação desse disco gera compressão dos nervos da área e dor incapacitante ao paciente.
Dentre as principais queixas que levam pacientes aos consultórios de médicos de coluna, a hérnia de disco pode se apresentar em graus diferentes. Isso se deve, inclusive, por se tratar de um problema que pode ser ocasionado pelo desgaste natural da região, fatores genéticos ou atividades errôneas para a coluna.
Enquanto não recebe o tratamento adequado de um especialista em coluna, o paciente com hérnia de disco pode sofrer com fortes dores irradiadas da região com raiz nervosa acometida para outras áreas.
Alguns sintomas são bem comuns dentre os pacientes que precisam de endoscopia da coluna por sofrer com hérnia de disco, como:
- Travamento da região.
- Perda da força muscular.
- Cãibras.
- Dor que irradia para outros membros (braço, mão, perna, pé, etc.).
- Dor intensa na coluna.
- Formigamentos.
Assim como todos os procedimentos específicos para a hérnia de disco, a endoscopia da coluna é realizada pelo médico especialista em coluna.
Como fica o paciente após a endoscopia da coluna?
Após o procedimento de endoscopia da coluna, o paciente geralmente consegue realizar movimentos simples como sentar e levantar com cautela, além de alguns passos lentos, já no mesmo dia da cirurgia, logo que se recupera da anestesia/sedação.
A região do procedimento recebe um curativo e a alta do médico de coluna ocorre no mesmo dia da cirurgia ou no dia seguinte. Para ter a ferida operatória cicatrizada, o paciente deve aguardar duas semanas, e, logo após, retornar ao seu especialista em coluna para a retirada dos pontos e verificação do local.
A direção de veículos deve ser evitada por 15 dias e após esse período, é iniciada a fase de fisioterapia. Movimentos de flexão e rotação da coluna devem ser evitados por 2 meses.
No entanto, cada paciente de endoscopia da coluna é um caso específico, devendo ser avaliado por um especialista em coluna de sua confiança para estabelecer o tratamento adequado.
Para saber se a endoscopia da coluna é o mais indicado para seu caso, consulte um especialista em coluna. No CEC, Centro Especializado da Coluna, o Dr. Vagner de Paiva pode te auxiliar.
Saiba como o CEC pode te ajudar!
No CEC, o atendimento é realizado por meio de agendamentos, adequando horários conforme a disponibilidade do paciente. Sua estrutura conta com completa acessibilidade a cadeirantes e demais portadores de limitações físicas.
Além disso, o Centro Especializado da Coluna conta com profissionais com vasta experiência, altamente aptos a diagnosticar quaisquer problemas de coluna vertebral, além de tratá-los de forma adequada.
Vale ressaltar que os atendimentos na clínica são realizados de modo personalizado, ou seja, conforme a dor ou sintoma de cada um de seus pacientes.
O Dr. Vagner de Paiva é um dos especialistas da clínica.
Com suas inúmeras especializações e anos de atuação na área, o profissional alcançou a expertise necessária para entender o problema de seus pacientes e oferecer o tratamento correto para suas dores.
Portanto, não tenha dúvidas. Em casos de dores, para evitar problemas de coluna vertebral, procure o Centro Especializado da Coluna, conheça o Dr. Vagner de Paiva e tenha uma vida mais tranquila, sem dores e com muito mais conforto.
Entre em contato e agende agora mesmo uma consulta!