Você sabia que o colchão e a dor nas costas podem estar diretamente ligados? Aliás, esse é um problema que muitos brasileiros sofrem. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dor na coluna em algum momento da vida.
Entenda mais sobre o problema e descubra se de fato o colchão e dor nas costas possuem alguma relação no artigo a seguir!
Causas das dores nas costas
A dor na coluna, muitas vezes, é sinal de que há algo errado com o seu organismo, no entanto, muitas pessoas ignoram os sintomas e não dão a devida importância. Apenas esperam a dor passar ou até mesmo se automedicam, com o objetivo de aliviar o incômodo.
Os desconfortos mais comuns são na região lombar e região do pescoço. É muito importante, que, ao sentir os sintomas, o paciente fique atento e procure um médico para fazer o diagnóstico. Pois, essa enfermidade pode gerar e/ou pode estar associada a outros quadros clínicos mais graves.
No entanto, antes de relacionar o colchão e dor nas costas, é necessário entender que existem diversos fatores que podem causar o problema.
Alguns estão associados a má postura, excesso de peso, abaixar-se de forma errada, entre outros. Confira a seguir mais detalhes sobre as causas.
Má postura
Realizar atividades no dia a dia com posturas inadequadas é uma das maiores causas de dor nas costas. Usar o computador em altura irregular, olhar constantemente para baixo ao mexer o celular, usar sapatos de salto muito alto ou bolsas laterais muito pesadas são ações que sobrecarregam a coluna e causam a dor.
Excesso de exercícios
Realizar exercícios físicos em excesso pode ser prejudicial à saúde, principalmente se for alguma atividade de impacto.
Sedentarismo
O sedentarismo é outro fator que pode causar a dor nas costas. Além de agravar o problema de excesso de peso, a falta de atividades físicas causa enfraquecimento e desequilíbrio dos músculos, essenciais para proteger a coluna.
Obesidade
Estar acima do peso também é fator relevante para causar a dor nas costas. Isso porque os quilos a mais geram uma sobrecarga para o corpo, além de causar doenças que atingem os ossos e inflamam músculos e articulações.
Envelhecimento
A idade é um dos fatores para a dor nas costas aparecer ou se intensificar. À medida que as pessoas envelhecem, os músculos e a região lombar ficam mais propensos a lesões por causa da degeneração dos discos intervertebrais, causando a dor com mais facilidade.
Colchão e dor nas costas
O colchão e dor nas costas são fatores que podem estar totalmente relacionados. Isso porque, um bom colchão deve garantir uma sustentação adequada para o corpo e, se forem muito velhos ou de materiais de baixa qualidade, não conseguem cumprir com esse papel. Atentar-se para qual situação o colchão se encontra e perceber se o mesmo está prejudicando o sono é fundamental.
O colchão se deforma e é necessário que se troque por um novo, pois a espuma vai perdendo a capacidade de voltar ao seu formato inicial depois do uso. Com essa perda, o produto vai apresentando altos e baixos em sua estrutura e isso poderá desencadear danos para a coluna, ou dores nas costas em geral.
A influência do colchão e dor nas costas também pode estar relacionado ao tipo de produto, afinal, escolher um colchão adequado é um dos maiores fatores da qualidade do sono e alívio das dores. Isso porque, ao se deitar em um colchão inadequado, de baixa qualidade, seus ombros se elevam e seu quadril afunda.
Essa posição causa uma inclinação e uma torção na coluna vertebral, agravando discopatias, protusões, agredindo o nervo ciático e impedindo a hidratação adequada dos discos intervertebrais.
Como escolher o colchão ideal
Agora que você já entendeu a relação do colchão e a dor nas costas, deve estar se perguntando: mas como escolher o colchão ideal?
Nós iremos te ajudar com algumas dicas sobre como avaliar o melhor material para garantir boas noites de sono e saúde para sua coluna.
O primeiro fator que precisa ser entendido é que o colchão precisa dar sustentação e conforto, para que ao acordar a pessoa esteja bem e sem dores ou desconforto. Um colchão deformado, que afunda, pode acarretar problemas de coluna.
Colchão de espuma ou de molas?
Caso você opte por um colchão de espuma, é necessário levar em consideração a densidade de acordo com o peso da pessoa. Esses dados podem ser informados pelo fabricante do colchão, para que você faça a escolha adequada.
No caso de comprar um colchão para casal, em que cada um tem um peso, o mais indicado é optar por um produto que seja de molas. Não existe referência de densidade de colchão de molas, por isso a pessoa deve testar antes de comprar. O ideal é que o colchão afunde levemente com o peso do corpo para acomodá-lo.
Um colchão muito duro provoca o desalinhamento da coluna. Por outro lado, um material macio demais faz com que os ombros e quadris afundem demais.
O que fazer ao sentir dores na coluna
Independente se o colchão e dor nas costas estejam relacionados, é muito importante que, ao sentir os sintomas, o paciente procure um médico especialista para fazer o diagnóstico adequado. A falta de atenção para o problema, pode fazer com que o quadro se agrave, causando problemas mais sérios.
Se você ainda tem dúvidas, agende uma consulta com o Doutor Vagner de Paiva e descubra os melhores tratamentos para dores na coluna!