O bico de papagaio é uma condição patológica que surge na coluna vertebral de muitas pessoas, geralmente, a partir dos 40 anos de idade. É responsável por causar dores e incômodos que acabam afetando a qualidade de vida do paciente.
Pensando nisso, trouxemos um artigo repleto de informações que irão lhe ajudar a entender mais sobre o problema, como ocorre e quais são os principais métodos de tratamento.
Boa leitura!
Bico de Papagaio: como ocorre?
O bico de papagaio ocorre devido à degeneração dos anéis fibrosos dos discos em vertebrais, podendo surgir através de um processo inflamatório e da degradação de íons. No entanto, essa condição clínica é fácil de ser detectada por exames simples, como a radiografia.
Conhecido clinicamente como osteofitose, a doença ficou conhecida como “bico de papagaio, porque ao invés dos discos ósseos permanecerem retos e alinhados, eles sofrem expansões, tomando o formato de “ganchos”.
Quais são as causas do bico de papagaio?
O envelhecimento é uma das principais causas deste problema na coluna vertebral. No entanto, alguns outros hábitos acabam acelerando o processo, como o sedentarismo, o estresse, a diabetes, o consumo em excesso de carboidratos e, até mesmo, o tabagismo.
Vale ressaltar que condições genéticas também podem causar ou famoso bico de papagaio.
Quais os sintomas do bico de papagaio?
Podemos afirmar que o bico de papagaio não causa dores extremas. Entretanto, o local pode ficar dolorido e o avanço da doença pode causar complicações. Algumas pessoas relatam sentir formigamento nas pernas e dores ao caminhar. Isso ocorre quando a doença já está avançada e, por não ser tratada da forma correta, acaba comprimindo estruturas nervosas.
Casos extremamente graves dessa condição pode causar sensibilidade, principalmente nos membros inferiores. Por isso, ao perceber irregularidades e dores em uma determinada região do corpo, é preciso buscar atendimento médico e verificar as possíveis causas. Em caso de detecção da doença, o tratamento deve ser iniciado com agilidade.
É importante lembrar que uma faixa da população acima dos 40 anos pode ser mais afetada pela doença e, embora não possua cura, possui tratamento e pode ser prevenida.
Como surgiu o bico de papagaio?
Como mencionamos anteriormente, essa doença está ligada a idade, sendo muito difícil que uma pessoa que esteja abaixo dos 40 anos seja acometida. No entanto, algumas ocorrências podem acarretar esse aparecimento ainda na juventude. Por exemplo, fraturas, carregamento de altas cargas, utilização de cadeiras não ergonômicas, má postura e sobrepeso.
Tudo isso que relatamos pode contribuir para o aparecimento do bico de papagaio. Então, as principais dicas são: mantenha uma rotina de exercícios físicos, tente ao máximo cuidar da sua postura e evite esforços desnecessários.
Tratamento para bico de papagaio
O tratamento disponível para a osteofitose nem sempre vai precisar ser invasivo, mas quando levado a sério pode promover muita qualidade de vida aos pacientes. Muitos casos já obtém resultados somente através do uso de anti-inflamatórios e reabilitação.
A finalidade principal desses métodos é atenuar os principais sintomas e dores. Além disso, é importante desenvolver hábitos que contribuam com os tratamentos, como investir em uma melhora postural.
Alguns pacientes podem ser beneficiados com a realização de infiltrações, porém sendo necessária uma avaliação prévia minuciosa pelo especialista. Antigamente, os pacientes que sofriam com esse problema realizavam grandes cirurgias, com alto potencial de complicações, mas, com a evolução da medicina, isso já não é mais preciso. Atualmente, após a recuperação cirurgias minimamente invasivas, as pessoas conseguem ter uma vida com qualidade.
A realização de sessões de fisioterapia aliada à prática de exercícios físicos também contribui para o controle da doença.
Como prevenir o bico de papagaio?
Cuidar da saúde é a melhor forma de prevenir o bico de papagaio. Ter atenção com a sua coluna é extremamente importante para evitar o surgimento ou agravamento desta condição médica. Além disso, recomenda-se:
- Manter boa alimentação, rica em cálcio e castanhas, além de vegetais verdes escuros;
- Realizar exercícios físicos, essenciais para tratar questões ligadas à saúde;
- Ingerir uma boa quantidade de água todos os dias;
- Evitar o consumo bebidas alcoólicas em excesso e o tabagismo.
Gostou de conhecer mais sobre os principais sintomas do bico de papagaio e como ele é causado? Então, não deixe de compartilhar com mais pessoas.
Use as dicas que trouxemos no seu dia a dia e veja como a sua vida melhorar com estas pequenas mudanças. Por fim, continue acompanhando nosso blog para receber mais artigos como este!