fbpx

Artrose na coluna: causas, sintomas e tratamento

Também conhecida como osteoartrite ou espondiloartrose, a artrose na coluna é uma enfermidade degenerativa causada pelo desgaste na cartilagem das articulações da coluna vertebral. O problema reduz a movimentação e ocasiona quadros de dores nas costas. 

Além disso, o problema é muito frequente e representa cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de Reumatologia e é responsável por 7,5% dos afastamentos do trabalho. Os dados são da Sociedade Brasileira de Reumatologia e mostram a importância de estar atento aos sintomas da artrose na coluna.

A doença pode afetar várias regiões da coluna como a lombar, a cervical, torácica e sacral, podendo afetar todos esses lugares ou apenas uma região. Ela pode ser dividida em “sem causa conhecida” (dita primária) ou “com causa conhecida” (dita secundária).  

Principais causas da artrose na coluna

A artrose na coluna é muito comum na maioria da população. Principalmente em pessoas acima dos 50 anos. Nessa fase, as articulações estão mais desgastadas devido ao envelhecimento. A doença também pode ser provocada por diversas variáveis como idade, genética e realização de movimentos de forma incorreta. Além disso, ela também pode estar relacionada a outros fatores como: 

  • distúrbios autoimunes 
  • infecção
  • traumas
  • sobrepeso
  • movimentação repetitiva
  • má postura
  • genética
  • tabagismo
  • doenças reumatológicas
  • enfraquecimento da musculatura que sustenta a coluna

Esses fatores são causadores de uma sobrecarga na coluna vertebral que ocasionam inflamações em várias regiões das articulações. Com isso, um depósito de cálcio se forma no local, causando enrijecimento e deformação nas articulações, ou seja, a artrose na coluna. O problema pode afetar: 

  • os discos intervertebrais
  • os ossos e ligamentos
  • a faceta articular (articulação zigapofisária)

Conheça os sintomas

Cada indivíduo sofre com sintomas diferentes para a artrose na coluna. As intensidades podem variar de leve a forte, e até mesmo causar algumas limitações para atividades rotineiras. Entre os principais, podemos identificar: 

  • Sensação de formigamento no pescoço ou nos braços;
  • Dificuldade para movimentar a região devido à dor;
  • Dor nas costas que piora com o movimento;
  • Dor no quadril, pescoço, glúteos e ombros;
  • Rigidez articular;
  • Estalos na articulação;
  • Dureza;
  • Limitação dos movimentos.

Ao observar qualquer um dos sintomas listados anteriormente, é fundamental que um médico especialista seja procurado para fazer o diagnóstico correto do problema. Além disso, será possível verificar a causa e indicar a melhor forma de tratamento para a doença evitando assim complicações que incluem deformidade articular, dor intensa e limitação dos movimentos.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico deve ser realizado por um médico ortopedista, que fará uma série de perguntas para auxiliar a direcionar. A identificação da doença ocorre com a realização de exame físico seguido de exames complementares. Geralmente, quando os sintomas aparecem, um exame de radiografia já consegue confirmar o diagnóstico. No entanto, outros exames podem ajudar a identificar o problema, como: 

  • Ressonância magnética: para identificar lesões associadas, como desgaste das facetas articulares ou hérnias de disco ou pequenas deformidades não vistas no raio-x.
  • Exames laboratoriais: para excluir outras doenças como artrite reumatóide e outras doenças auto-imunes.
  • Tomografia computadorizada: para verificar a presença de fraturas ou outras lesões associadas.

Tratamentos para artrose na coluna

Existem diversas opções de tratamento para a artrose na coluna que deverão ser indicadas pelo médico especialista. Entre elas, o uso de remédios, fisioterapia, acupuntura, cirurgias, entre outros. Entenda melhor quando cada um deles é recomendado.

Medicamentos

O médico especialista poderá recomendar algumas opções de medicamentos para ajudar a reduzir a dor causada pela artrose na coluna. Normalmente, os mais indicados são os anti-inflamatórios. No entanto, o uso contínuo ou sem prescrição médica pode ser prejudicial à saúde. 

 Remédios como condroprotetores, ou protetores da articulação, podem ser prescritos para retardar a progressão da doença. Já os analgésicos e relaxantes musculares, tendem a aliviar a dor apenas em um curto período de tempo e não efetivamente como tratamento da doença.

Fisioterapia

A fisioterapia também pode ser um tratamento recomendado pelo médico para a artrose na coluna. Este tipo de terapia pode ajudar a evitar a progressão da doença e reduzir ou eliminar os sintomas. As técnicas mais recomendadas são RPG, fortalecimento muscular, alongamento, técnicas combinadas com o Pilates, entre outros. 

Exercícios físicos

Em algumas situações, apenas a prática de exercícios físicos pode ser recomendada para tratamento da artrose na coluna. Além disso, a prática é muito indicada para manutenção da saúde da coluna vertebral, oferecendo também mais qualidade de vida para o indivíduo.

Cirurgia

As cirurgias para tratar artrose na coluna são indicadas somente em alguns casos, em que não houve melhora do quadro com outros tipos de tratamentos. Nesse caso, o procedimento é feito para descomprimir os nervos pinçados pela artrose e restabelecer o correto alinhamento da coluna, melhorando assim o quadro de fortes dores provocadas pela artrose.

 Outra opção é a substituição da articulação em que uma prótese é colocada no lugar. O médico faz a raspagem para retirada das partes articulares que foram gastas e substitui por um dispositivo de metal ou plástico. 

Infiltração na Coluna Vertebral

A infiltração na coluna vertebral é uma cirurgia minimamente invasiva, que ajuda a obter uma melhora rápida dos sintomas. O tratamento consiste em uma injeção de medicamentos, como corticoides e anestésicos locais, que tem o objetivo de bloquear os estímulos dolorosos originados nas articulações da coluna ou nos orifícios onde passam os nervos que se dirigem aos membros. 

 Com a realização da infiltração, outras metodologias mais agressivas podem ser evitadas, como, por exemplo, uma cirurgia tradicional. Estas muitas vezes oferecem riscos e exigem uma recuperação cuidadosa e demorada para o paciente.

Conclusão 

A artrose na coluna é um problema que pode causar sérias complicações se não for tratado. Por isso, a importância de consultar um médico especialista logo que sentir os primeiros sintomas. 

 Aliás, como se trata de um processo inflamatório, caso não seja tratada, a doença pode se tornar crônica, limitando ou até mesmo impedindo o paciente de executar suas atividades do dia a dia e até mesmo trabalhar. Com o tratamento adequado, pode-se eliminar ou, ao menos, aliviar a dor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *