fbpx

Escoliose ou Má Postura: como identificar?

Você já percebeu má postura ou desalinhamento na coluna? Já percebeu alguma irregularidade? Pensando em responder as suas dúvidas em relação a este problema, desenvolvemos o artigo abaixo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 80% da população já teve ou terá dor na coluna. A dor lombar é a segunda maior causa de ida dos pacientes aos consultórios médicos, ficando atrás apenas da dor de cabeça.

Muitas dessas dores, geralmente, são causadas por uma postura inadequada, podendo levar, até mesmo, na ocorrência de um problema mais sério, como a escoliose. Portanto, se você identificou algum tipo de irregularidade na sua coluna, atente-se e continue a leitura para tirar suas dúvidas! 

O que é escoliose?

Primeiramente, é preciso dizer que ter curvaturas na coluna vertebral é comum, desde que sejam pequenas. No entanto, quando são muito acentuadas, é possível que o indivíduo tenha alguma causa patológica que precisa ser tratada. Embora não seja tão comum, somente 2 ou 3% da população desenvolve essas anomalias, que podem ser sentidas ainda na infância.

As curvaturas naturais da coluna vertebral são denominadas lordose e cifose. Quando é encontrado algum tipo de excesso nesses dois tipos de curvaturas, passam a ser chamadas hiperlordose e hipercifose. 

Já a escoliose, pode ser identificada quando existe a presença de curvaturas acentuadas para um dos lados do seu corpo, direito ou esquerdo.

Para verificar esse tipo de problema, basta olhar o formato da coluna vertebral. Geralmente, nesses casos, eles estão em formato “s” ou “c”. Além disso, ela pode ocorrer em três regiões: na cervical, torácica e lombar. Quando, apesar dessa acentuação, a curvatura não passa de 10º, ela não causa dor e não diminui a qualidade de vida do paciente.

Tipos de escoliose?

Após entender a escoliose é caracterizada, é preciso saber os tipos de escoliose e suas possíveis causas, veja:

  • Escoliose idiopática

Essa é uma das formas mais comuns e recorrentes da escoliose. Além disso, boa parte dos casos se dá em crianças e adolescentes em fase de crescimento. Outro fator importante a ser destacado é que ela só aparece com o passar dos anos.

  • Escoliose neuromuscular

Apesar de ser incomum, a escoliose neuromuscular pode se dar através de doenças e distúrbios neurológicos. Por exemplo: paralisia cerebral, poliomielite, mielomeningocele, tumores e traumas na medula.

  • Escoliose congênita

Assim como o próprio nome já indica, na escoliose congênita, os indivíduos já nascem com essa irregularidade na coluna vertebral. Um dos principais motivos para isso acontecer são possíveis problemas durante a gestação e má formação.

  • Escoliose degenerativa do adulto

Bem como na escoliose congênita, na escoliose degenerativa do adulto o nome também já define bem a doença. Ou seja, ela acontece em indivíduos adultos que, aos poucos, vão sofrendo com processos naturais. Com o passar dos anos e com o envelhecimento, as vértebras vão se curvando.

Como é feito o diagnóstico?

É possível identificar um indivíduo acometido por essa anomalia analisando a curvatura da coluna. Sendo assim, ela pode ocorrer das seguintes formas:

  • Formato da coluna em C ou S;
  • Um ombro mais alto que o outro;
  • Pernas em tamanhos distintos;
  • Cintura assimétrica;
  • Corpo mais inclinado para um lado ou para o outro.

Para diagnosticar o problema, também podem ser necessários exames complementares, como raio-x, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Saiba quais os tratamentos adequados para escoliose

Assim como algumas doenças, esse desvio pode ser assintomático. Por isso, para o tratamento, muitos fatores são considerados. Por exemplo: idade dos pacientes, o grau em que se encontram as deformidades, causas das deformidades e grau de dor.

Os tratamentos mais tradicionais são feitos por meio de RPG, alongamentos e estimulações elétricas. Outro método comum é com o uso de colete ortopédicos e palmilhas. Esses elementos são usados para tentar manter a coluna vertebral minimamente alinhada.

Por fim, você deve está se perguntando sobre os casos cirúrgicos. O procedimento é indicado para pacientes que possuem curvaturas acima de 50º graus e sofrem com dores crônicas. Mas lembre-se de que somente o médico poderá indicar o melhor tratamento.

O que é má postura?

Após a leitura do artigo, ficou claro que, muitas vezes, a escoliose não tem uma causa bem definida. Contudo, a má postura não é considerada um fator responsável por esses tipos de curvatura na coluna, embora causem incômodos e dores. 

Portanto, apesar de muitas pessoas acharem que a má postura causa escoliose, é o oposto que ocorre. Como em alguns casos ela não é notada, acaba causando os problemas posturais nos indivíduos. Sendo assim, é durante esse período em que as pessoas devem procurar as causas desse desconforto.

Gostou de saber as principais causas da escoliose? Agora você já consegue identificar quais são os principais problemas causados por essa deformidade na coluna vertebral. Além disso, ainda descobriu o que pode causar a má postura.

A melhor forma de combater problemas graves de saúde e comprometam sua qualidade de vida, é a prevenção. Sendo assim, não deixe de acompanhar nosso blog para descobrir mais curiosidades como esta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *